Famasul e Aprosoja divulgam radiografia da estrutura produtiva de MS

Famasul e Aprosoja divulgam radiografia da estrutura produtiva de MS
A radiografia da estrutura produtiva da soja e do milho em Mato Grosso do Sul está disponível nos portais do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS. O objetivo da plataforma é mostrar a relação entre indústrias e setores, assim como entre insumos e produtos. O relatório completo está disponível no link: http://famasul.com.br/mip/
“Trata-se da MIP – Matriz Insumos – Produtos, um projeto desenvolvido com a finalidade de permitir a identificação precisa dos diversos fluxos de produção, tanto de bens intermediários quanto de bens finais”, afirma a gestora do Departamento Econômico do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas.
Com 25 gráficos dinâmicos e ilustrativos da cadeia produtiva da soja e 26 gráficos sobre o milho, o usuário poderá fazer uma interligação em relação aos indicadores da economia local. “É um instrumento que auxiliará na análise econômica em geral e para a elaboração de políticas públicas”, ressalta a gestora.
PUBLICIDADE:
ARGAMASSA
A evolução da produção de soja e de milho, do consumo mundial, das exportações e da geração de empregos, em uma série histórica que compreende o período de dez anos,assim como o encadeamento produtivo, estão disponibilizados aos produtores rurais, estudantes da área, analistas de mercado, profissionais do setor e à sociedade.
Um dos destaques do relatório é o gráfico referente à massa salarial. Especificamente sobre a atividade do milho, aponta-se uma elevação neste indicador, atingindo R$ 28 milhões em 2013. A massa salarial é o montante disponibilizado aos trabalhadores formais do segmento apontado.
PUBLICIDADE:
FB_IMG_1450493732920
Considerando os fatores apontados, a MIP pode ser utilizada para estimar o impacto sobre a produção, o emprego e a renda das atividades econômicas, assim como de projetos governamentais e do setor privado sobre as economias local e nacional. A ferramenta pelo Sistema Famasul e pela UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Fonte: Famasul