Em menos de dois meses, Dourados tem 11 novos casos de HIV confirmados

Em menos de dois meses, Dourados tem 11 novos casos de HIV confirmados

O Programa Municipal IST/Aids e Hepatites Virais já registrou 11 novos casos de HIV neste ano. O número é 47,6% menor do que o levantamento realizado durante o mesmo período do ano passado, cujo balanço contabilizou 21 diagnósticos de infecção pelo vírus. 

Com a folia do carnaval chegando, a discussão sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) ganha força. 

Em Dourados, na manhã de sexta-feira (1°), servidores do programa de combate e prevenção às DST’s estarão mobilizado no posto da base da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Dourados distribuindo informativos e preservativos para os usuário da BR-163.

Segundo o coordenador do programa, o farmacêutico Emerson Eduardo, realizar campanhas de conscientização em uma cidade que não promove festanças de carnaval é um desafio. 

“Levando isso em consideração, estaremos orientando os viajantes, seja o que estão saindo de Dourados ou aqueles que estão passado por aqui, sobre a importância da prevenção”, disse ao Dourados News.

LEVANTAMENTO CONSOLIDADO

Segundo um levantamento realizado com base nos atendimento de 2018, 128 casos de HIV foram diagnosticados pelo Programa IST/Aids.

Desse número, 89 casos foram diagnosticados em homens e 36 em mulheres. Outros três foram diagnosticados entre travestis.

Ainda conforme o relatório, os casos são predominantes entre jovens de 19 aos 29 anos. Esse grupo representa 42.9% (55) dos diagnósticos.