Otros

Em 10 meses Dourados registra quase 100 novos casos de HIV

De janeiro a outubro de 2019 foram registrados 94 novos casos de HIV em Dourados. Os dados fornecidos pelo Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais mostram que esse período já ultrapassou os números de 2017, quando foram notificados 65 casos. Já no ano passado foram 120 novas pessoas infectadas pelo HIV na cidade.  

Juntando com as demais cidades atendidas pelo SAE (Serviço de Ambulatório Especializado) já são 121 novos casos no total, contando pacientes residentes nos municípios de Nova Andradina; Maracaju; Caarapó; Naviraí; Deodápolis; Douradina; Fátima do Sul; Vicentina; Ivinhema; Juti; Laguna Carapã; Ponta Porã; Sete Quedas e Rio Brilhante. 

Dos 121 nos registros de infectados pelo vírus do HIV em Dourados e região, 68,59% são do sexo masculino (81 casos), 30,57% do sexo feminino (37 casos), e apenas 0,82% é identificado pelo programa como“feminino trans” (1 caso).  

A enfermeira e coordenadora do programa que atende Dourados e outras 14 cidades, Aurenita Barbosa, explica que recebe pacientes de diversas localidades justamente por causa do estigma que a doença ainda carrega na atualidade. Como exemplo, a coordenadora comentou sobre o esforço que muitos pacientes fazem para tentar ocultar suas identidades. 

Ela salienta que alguns deles não fazem o tratamento em suas próprias cidades para não serem vistos, preferindo assim se deslocar até Dourados. 

“Isso por causa do preconceito que as pessoas ainda tem em relação a doença. Eu as recebo por que elas não querem ser vistas. Nós temos que ter as portas abertas para tratar essas pessoas”, disse Aurenita. 

Dezembro Vermelho

O próximo mês é conhecido como Dezembro Vermelho e é voltado, entre outras coisas, à prevenção e combate ao vírus da Aids e dia 1º de dezembro é conhecido como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. 

A programação do Dezembro Vermelho em Dourados terá início na sexta-feira (29), com blitz informativa/educativa para os motoristas na Base da PRF (Polícia Rodoviária Federal), localizada na BR-163, a partir das 07h30. 

No sábado (30) das 08h às 13h, na Praça Antônio João, haverá a campanha “Fique Sabendo”, com distribuição de materiais informativos, educativos, preservativos masculino/feminino, realização de testes rápido para HIV, Hepatites Virais e Sífilis. Também estará presente o Núcleo de Atenção à Saúde Bucal, entre outros órgãos e entidades. 

O objetivo é atrair a atenção do público para o tema através da oferta de vários serviços e exames.

Más popular

Hasta arriba