Eleição tem mais brancos que a proporção da população brasileira

Eleição tem mais brancos que a proporção da população brasileira
A maioria dos candidatos das eleições deste ano se declara como branca, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Das 493 mil pessoas disputando uma vaga para prefeito, vice-prefeito ou vereador, 254 mil constam como brancas, ou 51,5% do total. Já 39,1% se declaram pardos e 8,6%, pretos. Segundo classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dois juntos formam os negros – ou seja, 47,7% dos candidatos.

As proporções não refletem a realidade do país, já que a maioria dos brasileiros se enquadra como negro – 43,1% pardo e 7,6% preto, totalizando 50,7% de negros. Já os brancos representam 47,7% dos brasileiros – exatamente a mesma proporção de negros nas eleições deste ano.

As proporções de outras etnias também apresentam diferenças entre o país e o pleito. Enquanto 1,1% da população brasileira se declara amarela, apenas 0,4% dos candidatos se enquadram como tal. Quanto aos indígenas, a proporção é mais próxima: 0,4% no Brasil e 0,3% nas eleições.

Em uma comparação por cargos disputados nas eleições, a disputa que conta com mais brancos é a para prefeitos, em que 66,4% dos candidatos se declaram como brancos e apenas 32,8%, como negros. Entre os candidatos a vice-prefeito, a proporção é similar: 62,7% brancos e 36,3% negros.

Já a disputa para vereadores é a com a proporção de negros mais próxima da realidade brasileira: 48,7%. Mesmo assim, a maioria dos candidatos – 50,5% – se declararam brancos.

Etnia dos candidatos das eleições de 2016