Dono da Zara se torna brevemente o homem mais rico do mundo

Madri – Amancio Ortega, que transformou o grupo têxtil Inditex de uma pequena família de costureiros na maior empresa da Espanha, ultrapassou Bill Gates nesta sexta-feira e se tornou brevemente o homem mais rico do mundo.
Embora um aumento de 10 por cento no preço das ações da Microsoft mais tarde nesta sexta-feira tenha colocado novamente o fundador da empresa de softwares no topo, a breve aparição de Ortega no ponto mais alto da lista de fortunas globais em tempo real da Forbes foi comemorada na Espanha como um marco.
Ortega transformou a Zara em um sinônimo de elegância para os econômicos, revolucionando o negócio de vestuário com seu modelo de “fast fashion”.
Imitações acessíveis de designs de passarela podem ser transportadas das pranchetas para as lojas dentro de duas semanas, e vendedores ruins são retirados das lojas ainda mais rápido.
Em um momento na sexta-feira, a Forbes colocou a fortuna de Ortega em 79,9 bilhões de dólares, superando Gates. Mais tarde, graças a flutuações do euro, assim como a valorização da Microsoft, Gates tinha 79,3 bilhões de dólares e Ortega meros 78,5 bilhões de dólares.
Mas mesmo que ele consiga ou não deter o título de homem mais rico do mundo, a fortuna do empresário de 79 anos está florescendo, já que as ações da Inditex subiram quase 40 por cento neste ano.
Com uma capitalização de 104 bilhões de euros, o grupo é apenas a terceira empresa da história da Espanha a ser avaliada acima dos 100 bilhões de euros, após o banco Santander e a gigante de telecomunicações Telefonica, ambas muito atrás no ranking atualmente.
PUBLICIDADE:
BLACK FRIDAY SHOPPING CHINA