Dólar salta a quase R$3,90 e fecha novembro em alta

Dólar salta a quase R$3,90 e fecha novembro em alta
      
63
Juan Barreto/AFPDólares: dólar avançou 1,65 por cento, a 3,8865 reais na venda
da Reuters
São Paulo – O dólar fechou em alta de mais de 1,5 por cento nesta segunda-feira, perto de 3,90 reais, reagindo a preocupações com o impacto da prisão do ex-presidente do BTG Pactual, André Esteves, sobre o mercado doméstico e com possíveis desdobramentos para o quadro político brasileiro.
O dólar avançou 1,65 por cento, a 3,8865 reais na venda, maior nível de fechamento desde 28 de outubro, quando ficou em 3,9201 reais. A moeda norte-americana anulou nesta sessão o recuo que havia acumulado em novembro e terminou o mês com alta de 0,61 por cento, após cair 2,59 por cento em outubro.
“Esse é o novo normal: volatilidade e risco alto. Estamos vivendo um período muito conturbado e toda faísca vira fogo”, disse o operador da corretora SLW João Paulo de Gracia Correa.
No fim de semana, Esteves renunciou a todos os seus cargos no BTG após o Supremo Tribunal Federal (STF) mantê-lo preso por tempo indeterminado por suspeita de obstrução da operação Lava Jato, que investiga escândalo bilionário de corrupção envolvendo a Petrobras.
A preocupação é de que mais denúncias possam surgir no campo político ou que o próprio BTG seja muito atingido, o que poderia obrigá-lo a desmontar posições no mercado e, assim, afetar a liquidez. Novas denúncias contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também se somaram ao quadro de incertezas.EXAME