De olho nela! Desvende os mitos e verdades que rondam a dengue

A DENGUE é bastante comum nesta época do ano: com as temperaturas elevadas, o mosquito transmissor, o Aedes aegypt, se reproduz com muita facilidade, deixando toda a população em alerta. “Além da prevenção, que se faz evitando a proliferação do mosquito, é importante reconhecer com rapidez os sinais e sintomas da doença, e procurar atendimento médico sempre que necessário”, reforça o médico RODRIGO LIMA, diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).
PUBLICIDADE:
anuncie7
Para não confundir a dengue, confira os mitos e verdades que rondam a doença:
QUEM JÁ TEVE DENGUE UMA VEZ NÃO TERÁ MAIS A DOENÇA
MITO. Existem quatro subtipos do vírus da dengue, e uma pessoa pode desenvolver a doença ao ser infectada com um subtipo com o qual não teve contato anteriormente.
É NECESSÁRIO FAZER EXAMES DE SANGUE PARA DIAGNOSTICAR A DENGUE
MITO. O diagnóstico pode ser feito apenas pelo exame clínico, e os exames de sangue só são indicados para quadros suspeitos de potencial gravidade, ou quando há dúvida.
O AEDES AEGYPTI SÓ CIRCULA DURANTE O DIA
MITO. O inseto não tem hábitos específicos relacionados a períodos do dia para circular, e pode picar tanto durante o dia quanto à noite.
SÓ É PRECISO SE PREOCUPAR COM A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO DURANTE O PERÍODO DE CHUVAS
MITO. Ele pode se reproduzir a partir de ovos depositados em água parada como garrafas, pneus, caixas d’agua, entre outros recipientes. Períodos de estiagem são particularmente perigosos pelo hábito de armazenamento de água.
AO IDENTIFICAR SINTOMAS COMO FORTES DORES NO CORPO, DE CABEÇA, VÔMITOS E NÁUSEAS CONSTANTES, É NECESSÁRIO PROCURAR ATENDIMENTO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE
VERDADE. A dengue pode ser confundida com outras viroses como a gripe, e o diagnóstico é importante para definir o tratamento.
410
É POSSÍVEL EVITAR A DENGUE
VERDADE. Manter a casa livre de possíveis focos de proliferação do mosquito e orientar vizinhos a fazer o mesmo pode evitar que o inseto esteja próximo de você. Repelentes também são indicados. Para saber mais sobre o uso destes produtos, clique aqui.
PUBLICIDADE:
20150924181037
SE NÃO FOR DIAGNOSTICADA A TEMPO, ELA PODE LEVAR A PESSOA À MORTE
VERDADE. A doença, principalmente a dengue hemorrágica, pode agravar o quadro clínico do paciente se não diagnosticada e tratada a tempo.
O TRATAMENTO CONSISTE BASICAMENTE NA HIDRATAÇÃO E NO USO DE SINTOMÁTICOS
VERDADE. A medida mais importante no tratamento é a ingestão de líquidos, que evita as complicações da doença e o controle dos sintomas. Importante lembrar que o uso de ácido-acetilsalicílico (AAS) é contraindicado por aumentar o risco de sangramentos.
PUBLICIDADE:
MERCADO DA ECONOMIA - SAPUCAIA