Otros

Cientistas fotografam formações misteriosas perto do pólo norte

A NASA detectou círculos misteriosos no Mar Ártico durante seus voos anuais pelas regiões polares da Terra.

Os voos pela Groenlândia e na Antártida já ocorrem há dez anos pela Operação IceBridge. A ideia é mapear o gelo terrestre e marítimo das regiões remotas e prever sua resposta à mudança climática, informa o Daily Mail.

Em 14 de abril, enquanto sobrevoava o leste do Mar de Beaufort, o cientista John Sonntag percebeu que havia algo no gelo que ele nunca havia visto antes e tirou uma foto da janela do avião de pesquisa.

Os círculos foram vistos a cerca de 80 quilômetros a noroeste do delta do rio Mackenzie, no Canadá, segundo a agência espacial norte-americana.

“Vimos esses traços circulares apenas por alguns minutos hoje”, escreveu Sonntag. “Não me lembro de ver esse tipo de coisa em outro lugar.”

O cientista do projeto IceBridge, Nathan Kurtz, disse que a imagem mostra uma área de gelo fino e concordou com o outro pesquisador dizendo que ele nunca havia visto nada parecido com os tais círculos no gelo e não tem certeza do que poderia causar as características em forma de semicírculo que cercam os buracos.

A NASA especulou algumas teorias para a formação dos círculos. Uma delas é que as focas roeram os buracos para criar um espaço aberto no gelo para que pudessem emergir e respirar.

Outra possibilidade é que os buracos tenham sido causados por correntes de água quente, o que resulta em uma transferência de calor.


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito

Comentarios

Más popular

Arriba