Brasil pode exportar quantidade recorde de soja

As exportações brasileiras de soja na temporada 2015/16 deverão alcançar um recorde de 53,5 milhões de toneladas, superando o volume também histórico de 51 milhões de toneladas na safra 2014/15. Essa e a projeção do adido agrícola dos Estados Unidos no Brasil, Nicolas Rubio.
Os números diferem das estimativas oficiais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda), que estimam as exportações de 2014/15 em 50,2 milhões de toneladas e as de 2015/16 em 54,6 milhões de toneladas.
“O real mais fraco (em relação ao dólar) está acelerando o ritmo de vendas antecipadas da safra que acaba de começar a ser plantada”, disse Rubio, em relatório.
O executivo elevou sua previsão de exportação para 2014/15 porque o ritmo de embarques pode ser maior neste fim de ano em resposta a vendas mais lentas no início da temporada e atrasos no escoamento provocados por uma greve de caminhoneiros no primeiro semestre.
Estimativa
Em relação à safra, o adido agrícola no Brasil estimou a colheita de 2014/15, já encerrada, em 96 milhões de toneladas, enquanto o Usda calcula o volume em 94,5 milhões. Para a nova safra, que já está em processo de plantio em vários estados, o representante dos Estados Unidos no Brasil e o escritório central do Usda convergem em uma estimativa de 97 milhões de toneladas.
“A recente desvalorização do real impulsionou os preços domésticos da soja em comparação com o ano passado, o que está incentivando uma área de soja ligeiramente maior… (Contudo), as atuais incertezas econômicas e políticas no Brasil irão definitivamente desacelerar a agressiva expansão da soja, em comparação com anos anteriores”, disse o relatório.
O Usda divulga nesta sexta-feira suas estimativas mensais para a oferta e a demanda global de grãos.
FONTE: Reuters