Bolsonaro publica em rede social 1º foto após cirurgia em hospital de SP

Bolsonaro publica em rede social 1º foto após cirurgia em hospital de SP

Candidato do PSL passou por cirurgia na última quarta-feira, a 2ª depois de facada que levou em Juiz de Fora. Boletim médico da noite deste sábado cita quadro clínico ‘estável e sem intercorrências’.
Por G1 SP

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, publicou neste sábado (15) em sua conta no Twitter a primeira foto após a cirurgia pela qual passou na última quarta-feira no Hospital Israelita Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo.

A foto mostra o candidato deitado em uma maca com os olhos fechados e as pernas cruzadas, e foi publicada com a frase “Deus no comando!” acompanhada da bandeira do Brasil. Segundo a assessoria de imprensa do candidato, ele estava repousando depois de fazer fisioterapia.

Bolsonaro está internado no Einstein desde 7 de setembro, um dia após ele sofrer ataque com facada no abdômen durante ato de campanha e passar por cirurgia em Juiz de Fora (MG). A cirurgia desta quarta-feira foi a segunda a qual ele foi submetido. A primeira foi em juiz de Fora, no dia do ataque.

Em outro tuíte deste sábado, o candidato do PSL compartilhou mensagem do ministro do Interior italiano, Matteo Salvini. “Toda a minha solidariedade a @jairbolsonaro gravemente ferido”, diz o post do ministro, em italiano.
Neste sábado, Bolsonaro fez fisioterapia com caminhadas e exercícios de respiração. A equipe médica avalia que, depois de duas cirurgias de grande porte, a recuperação dele está dentro do esperado.

A expectativa é que o intestino do candidato volte a funcionar no início da semana. Quando isso ocorrer, os médicos vão retirar a sonda, e o candidato deverá voltar a se alimentar pela boca.

Boletim médico
Boletim médico de Jair Bolsonaro divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein — Foto: Reprodução Boletim médico de Jair Bolsonaro divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein — Foto: Reprodução
Boletim médico de Jair Bolsonaro divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein — Foto: Reprodução

Na noite deste sábado (15), boletim médico divulgado pelo hospital informa que o quadro clínico de Bolsonaro “segue estável e sem intercorrências”. O comunicado diz ainda que o candidato continua em jejum e recebendo nutrientes pela veia.

“Não apresenta febre ou outros sinais de infecção e realizou os exercícios de fisioterapia com boa tolerabilidade”, diz o documento. Bolsonaro permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Mais cedo neste sábado, outro boletim médico do hospital informava que Bolsonaro está recebendo medidas de prevenção de trombose venosa.

“Hoje prosseguirá com sessões de fisioterapia, incluindo exercícios respiratórios e de fortalecimento muscular”, termina o comunicado divulgado na manhã deste sábado.

Cirurgia de quarta-feira
Na noite de quarta, o Hospital Albert Einstein informou que Bolsonaro teve “distensão abdominal progressiva e náuseas”, e precisou passar por uma tomografia no abdômen. O exame identificou presença de aderência obstruindo o intestino delgado. Segundo o hospital, a solução do problema era cirúrgica.

Em uma das três perfurações sofridas no intestino delgado, formou-se uma fístula, um pequeno orifício, que provocou inflamação e gerou o quadro de aderência, que é uma obstrução intestinal.

De acordo com médicos especialistas, a aderência (ou a união de dois tecidos do corpo) ocorreu em decorrência da cicatrização interna em áreas que sofreram incisão cirúrgica, no caso, o procedimento realizado logo após a facada.