Alistamento para o serviço militar em 2016 pode ser feito online

O Exército Brasileiro, por intermédio das Regiões Militares, está disponibilizando desde o início do corrente ano, em 9 (nove) estados da federação, a saber: Amapá, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Santa Catarina, Sergipe e Paraná, o ALISTAMENTO ONLINE.
Nessa nova modalidade de alistamento o jovem poderá ter a comodidade de realizar o seu Alistamento Militar, utilizando o mais moderno meio de acesso (computadores, tablets e aparelhos de telefonia móvel com acesso à internet), no conforto de sua residência, evitando a permanência indesejável em eventuais filas na Junta de Serviço Militar. Basta acessar o endereço www.alistamento.eb.mil.br e realizar em poucos passos seu alistamento.
Para realizar o Alistamento Online será necessário já possuir o número de CPF e também um endereço de e-mail particular. Não possuindo o CPF, favor procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima.
Após o Alistamento Online, o jovem receberá um número de protocolo e poderá por intermédio do site, saber se prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se será dispensado recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
É importante lembrar que os jovens que completam 18 anos em 2016, tem até o dia 30 de Junho de 2016 para realizarem seu Alistamento Militar, período considerado dentro do prazo. O Alistamento após 30 de Junho de 2016, será considerado período fora do prazo e acarretará em multa conforme previsto no Regulamento da Lei do Serviço Militar.
É necessário que o cidadão esteja em dia com as obrigações militares para que possa obter, por exemplo, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, passaporte, matrícula em instituições de ensino, ingresso no mercado de trabalho, admissão em concurso público e participação de licitações e contratos nas esferas municipal, estadual e federal.
Fonte: Assessoria