Água pode ser ponto fraco para florestas

O crescimento de árvores em florestas ao redor do mundo é cada vez mais limitado pela água, e não pelo aumento da temperatura à medida que o aquecimento global se aprofunda. De acordo com cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, o efeito é mais evidente nos climas do norte e em altas altitudes, onde a principal limitação no crescimento das árvores foram as baixas temperaturas.

“Nosso estudo mostra que na grande maioria da superfície da terra, as árvores são cada vez mais limitados pela água. Esta é a primeira vez que alguém projetada respostas de crescimento de árvores de clima escala quase global”, diz Flurin Babst, que conduziu a pesquisa.

Medidas da largura dos anéis de árvores foram tomadas em aproximadamente 2.700 locais, cobrindo todos os continentes, exceto na Antártida. Durante esses dois períodos de tempo, a equipe também mapeou as medições de temperatura média, precipitação e estresse hídrico nas plantas em uma grade que cobre as regiões temperada e boreal do mundo.

“Nós vimos áreas onde, no início do século XX, o crescimento foi limitado pela temperatura, mas agora estamos vendo mudanças em direção a limitar a umidade e seca”, afirmou David Frank, coautor do estudo. Segundo ele, ao comparar 1930-1960 com 1960-1990, a temperatura média aumentou 0,5 °C e a área de terra onde o crescimento das árvores foi principalmente limitado pela redução da temperatura em 3,3 milhões de quilômetros quadrados.

A descoberta tem implicações para o futuro crescimento de florestas e árvores e para a gestão comercial, diz Frank. “A redução no crescimento é indicativa de maior estresse nas plantas, o que pode estar ligado à mortalidade”, completa.

Fonte: Agrolink