4 motivos para você comer mais alimentos orgânicos

4 motivos para você comer mais alimentos orgânicos

A alimentação orgânica ainda gera certa controvérsia. É fato que os seus produtos estão livres de agrotóxicos, pesticidas e antibióticos, mas a real consequência de estar mais ou menos exposto ainda é alvo de pesquisas científicas.

Ainda assim, como os limites do uso de agrotóxicos são baseados em testes com animais (e não humanos), alimentos orgânicos são uma ótima aposta para quem está disposto a gastar mais no mercado. Foi o que explicou a nutricionista Lily Soutter para a Marie Claire norte-americana. Além disso, estudos recentes vêm indicando que produtos orgânicos podem ter maiores quantidades de antioxidantes e ômega-3, substâncias que ajudam a prevenir diversas doenças.

Mas, se fazer uma compra inteira só de alimentos orgânicos está fora de cogitação para você, que tal escolher produtos específicos? A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez um ranking dos alimentos com as maiores taxas de agrotóxicos – e aqueles que estão no topo da lista, como pimentão e pepino, são ótimos candidatos para serem adquiridos em versões orgânicas.

Confira abaixo 4 razões pelas quais você deveria começar a ingerir mais alimentos orgânicos:

Mais antioxidantes

Os antioxidantes, substâncias capazes de prevenir doenças cardíacas e câncer, ajudam os vegetais a lutarem contra fatores do meio ambiente (como pragas e seca) sem apoiarem-se nos agrotóxicos. Uma pesquisa da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, concluiu que alimentos orgânicos têm uma quantidade entre 19% a 69% maior de antioxidantes do que outros produtos.

Menos substâncias químicas

Embora existam limites para uso de pesticida, os estudos que determinaram essa quantidade foram testes em animais, e não em seres humanos. Por isso, não é possível prever com absoluta certeza quais serão os efeitos de tais substâncias nas pessoas e nem as consequências da exposição prolongada e cumulativa para o corpo.

Mais gorduras saudáveis

Outro estudo da Universidade de Newcastle, este feito em 2016, mostrou que leite e carne orgânicos contêm uma quantidade de ômega-3, que são gorduras saudáveis, cerca de 50% maior do que o tipo comum. E essa é uma vantagem e tanto: o ômega-3 está associado à prevenção de doenças que afetam os sistemas cardiovascular, nervoso e imunológico.

Menos antibióticos

Carne, peixe e leite não orgânicos podem ser fontes com excesso surpreendente de pesticidas e antibióticos. Isso acontece porque as substâncias químicas usadas na ração de animais podem se acumular no tecido de gordura deles. Além disso, é comum que produtores de frango pesem a mão no uso de antibiótico nos animais. Alguns estudos sugerem que a exposição a esses compostos pode fazer com que uma pessoa desenvolve resistência a antibióticos, um problema que já é considerado uma das maiores ameaças à saúde humana pela OMS.