WhatsApp prepara função para transformar mensagens de voz em texto

WhatsApp prepara função para transformar mensagens de voz em texto – Você é daquelas pessoas que detesta ouvir áudios no WhatsApp … ainda mais se eles forem tão grandes quanto um podcast? Brincadeiras à parte, a novidade que venho apresentar na coluna de hoje vai deixar você animado.

De acordo com as informações divulgadas pelo site especializado WABetaInfo, o WhatsApp está desenvolvendo uma ferramenta nativa para o aplicativo para transcrever as mensagens de voz que forem recebidas. Por ora, a novidade que transforma o áudio em texto escrito deu as caras somente no aplicativo para iPhone (iOS) e ainda não está disponível aos usuários.

O recurso funcionará assim: depois que o usuário dá a permissão para o WhatsApp utilizar o reconhecimento de fala do iOS, será possível acessar uma tela chamada “Transcrição”. Neste espaço, o mensageiro vai apresentar o conteúdo do áudio em forma de texto, que ficará armazenado também para leituras futuras.

A nova função deve usar uma tecnologia de reconhecimento de voz fornecida pela Apple — ou seja, o áudio não será processado pelos servidores do WhatsApp ou Facebook – e o recurso deve ser opcional. Ou seja, quem optar pela nova ferramenta deverá conceder uma nova permissão ao iPhone (iOS), concordando que os dados para transcrição sejam enviados à Apple. Segundo a companhia, as informações serão utilizadas apenas para processar a solicitação e aprimorar os serviços de transcrição, e não poderão ser utilizadas para identificar usuários.


Ainda não há data prevista para o lançamento do recurso no WhatsApp Beta para iPhone (iOS) nem na versão estável. Além disso, por utilizar uma tecnologia disponibilizada pela Apple, não se sabe se o recurso também ficará disponível para usuários do sistema Android.