Você viu? Técnica promete diminuir infestação de carrapato no gado

Pela relevância do problema no país, o ectoparasita tem sido uma das grandes preocupações da Embrapa e também dos produtores! Veja as outras reportagens mais lidas da semana!9 de junho de 2019 às 10:50 
Por Canal Rural

Pela relevância do problema no país, o ectoparasita tem sido uma das grandes preocupações da Embrapa e também dos produtores! Além disso, também ganharam destaque na semana as negociações do Brasil para abrir novos mercado para a carne bovina e o recorde de exportações de carne. Confira abaixo as notícias mais acessadas na semana!

5ª. Fazenda que teve animal com vaca louca atípica em MT seguirá em quarentena

Pixabay

Foi com alívio que o setor da pecuária recebeu a confirmação de que o caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) identificado em uma vaca no norte de Mato Grosso é atípico. O resultado, divulgado pelo Ministério da Agricultura na última sexta-feira, dia 31, manteve o Brasil com status de “risco insignificante” para o “mal da vaca louca”, como a doença é conhecida, condição essencial para evitar que os países que importam nossa carne bovina venham a barrar as compras do nosso produto por questões sanitárias. Leia mais!

4ª. Brasil bate recorde e é o principal exportador de carne bovina do mundo

frigorífico, unidade frigorífica, planta, carne bovina, boi

As exportações de carne bovina brasileira atingiram um novo recorde histórico em 2018. Com o resultado, o país se consolidou como principal exportador do mundo. O setor comemora o recorde de exportações de carne bovina; 30% do que se produz no país vai para o mercado externo. Continue lendo!

3ª. Saiba qual o primeiro passo para intensificar o uso de suas pastagens

Apesar de ser um dos maiores produtores de carne bovina do mundo e o principal exportador em volume, o Brasil pecuário ainda tem questões a resolver, como, por exemplo, a taxa de lotação, cuja média é de cerca de 0,7 UA/ha. O Giro do Boi falou sobre a importância da intensificação do uso de pastagens em entrevista com o engenheiro agrônomo, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, Wagner Pires, autor do recém-lançado livro “Pastagem Sustentável de A a Z”. Confira!

2ª. Brasil avança em negociações para exportar gado vivo para mais um país

O governo do Laos, país localizado no continente asiático, vai enviar cartas oficiais aprovando integralmente os requisitos propostos pelo Brasil para a exportação de animais vivos e carne de aves. Deverão ser igualmente aprovados por Laos, em breve, os requisitos zoossanitários propostos pelo Brasil para a exportação de sêmen e embriões bovinos e os requisitos sanitários para carne de suínos e bovinos. Leia mais!

1ª. Criar gado Nelore junto com o cruzado diminui infestação de carrapato?

O Brasil tem um prejuízo anual de US$ 3,2 bilhões com os carrapatos em sua bovinocultura, ou mais de R$ 12,4 bilhões de acordo com a taxa de câmbio atual. Pela relevância do problema, o ectoparasita tem sido uma das grandes preocupações da Embrapa e foi tema de mais um episódio da série especial Embrapa em Ação.