Vigilante noturno é suspenso por churrasco dentro de cemitério em Ribeirão Preto

Empresa terceirizada diz que segurança fritou bife em churrasqueira elétrica depois do expediente. Em comunicado, chefe de divisão diz que não pagará funcionários na data dos fatos.

m vigilante terceirizado da Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) foi punido com cinco dias de suspensão por realizar um churrasco dentro do Cemitério da Saudade. Com 100 mil metros quadrados de área, o local abriga 7,5 mil túmulos e 2,6 mil gavetas ossuárias.

Após o episódio, um comunicado foi colocado na sala dos funcionários, solicitando aos vigilantes noturnos que “não durmam em serviço” ou “façam churrasco” dentro do cemitério. O documento é assinado pelo chefe de divisão, Manoel Sabino.

Prestadora do serviço de vigilância, a empresa Totem Sistemas de Segurança, que integra o grupo Módulo, informou nesta quarta-feira (27) que o departamento jurídico analisa o caso e que a demissão do funcionário não está descartada.

O diretor de operação da Totem, Edson Lima, disse que o churrasco aconteceu por volta de 5h15 de 22 de junho, ao final do turno de trabalho dos vigias noturnos. Um dos funcionários assumiu ter fritado bifes em uma churrasqueira elétrica que fica na copa do cemitério.

“Isso foi um caso isolado, nunca nos aconteceu. Ele resolveu fritar um bife, caracterizando como um churrasco. Mas, na verdade, não foi um churrasco com a participação de outros vigilantes. Ele, por conta própria, agiu dessa maneira”, contou.

Lima explicou que os vigilantes podem utilizar a churrasqueira para esquentar as refeições no horário de intervalo, assim como os demais funcionários do cemitério. Entretanto, o vigia foi punido porque estava fora do horário de serviço.

“Na verdade, é uma churrasqueira elétrica usada pelos funcionários. Eles fazem a refeição nessa copa. Ele foi punido por fazer isso fora do expediente. Ele já havia sido rendido por outro vigilante, não era horário de trabalho dele”, disse.

Cemitério da Saudade na zona norte de Ribeirão Preto (Foto: Paulo Souza/EPTV) Cemitério da Saudade na zona norte de Ribeirão Preto (Foto: Paulo Souza/EPTV)
Cemitério da Saudade na zona norte de Ribeirão Preto (Foto: Paulo Souza/EPTV)

Furtos no cemitério
Ao todo, 20 seguranças atuam no Cemitério da Saudade em três turnos. Segundo apuração da EPTV, afiliada da Rede Globo, 23 placas e vasos de bronze foram furtados do cemitério entre a noite de 21 de junho e a madrugada em que ocorreu o churrasco.

No comunicado colocado na sala dos funcionários, o chefe de divisão, Manoel Sabino, diz que as rondas evitam os furtos e afirma que o segurança que “não tenha interesse em trabalhar está dispensado”.

“Os itens furtados fazem multa falta aos familiares dos falecidos pela irresponsabilidade de algumas (sic) vigilantes que ganham para não realizar trabalho algum”, afirma Sabino, destacando ao final do documento que a data dos fatos não será paga pela empresa.

Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura informou que o serviço terceirizado do é supervisionado durante os três turnos e que a empresa de segurança já tinha sido notificada oficialmente sobre o ocorrido e tomará as devidas providências. G1