Vacinação contra aftosa começa hoje em MS e procura por dose ainda é pequena em Dourados

Vacinação contra aftosa começa hoje em MS e procura por dose ainda é pequena em Dourados

A campanha de vacinação contra a febre aftosa de bovinos e bubalinos começa nesta terça-feira (1º de maio) em todo o País, com exceção de Santa Catarina, onde a doença já está erradicada e no Amapá, que concentrará a imunização no período de setembro a novembro.

De acordo com a Acrisul (Associação dos criadores de Mato Grosso do Sul), a expectativa é de imunizar 21 milhões de animais entre bovinos e bubalinos nesta campanha, nas regiões do Planalto, Fronteira e Pantanal sul-mato-grossense.

O Dourados News entrou em contato com empresas do ramo agropecuário e constatou que no local a procura pelas doses ainda é tímida. De acordo com o representante de uma delas, Cleison Caramalati, apenas 5% dos clientes cadastrados foram retirar os produtos.

Já em outra empresa da área procurada pela reportagem, o vendedor Valter Ito, disse que essa calmaria inicial se deve principalmente a fatores climáticos.

“Quando faz muito calor ou com chuva forte fica complicado o manejo do rebanho para efetuar o procedimento, acredito que nos próximos dias a procura deve aumentar”, enfatizou.

Como o prazo previsto para o encerramento da campanha é dia 30 de maio, ele acredita que após o feriado, já a partir da próxima quarta-feira (02), a procura deverá ser intensificada.

PREÇOS

Ainda de acordo com Cleison, os preços têm se mantido estáveis, porém há rumores entre os laboratórios de que haverá falta da vacina para quem deixar para a última hora, o que consequentemente poderá ocasionar um aumento na faixa de 30 a 40% no valor das doses.