Urnas começam a ser distribuídas para as eleições

Às 8h desta sexta-feira (5), as 3.011 urnas eletrônicas que serão usadas em Porto Alegre para votar nos próximos presidente, governador, deputados e senadores, no domingo (7), começaram a ser distribuídas. Os equipamentos deixaram o depósito no bairro São Geraldo, na Zona Norte, e estão sendo levados de van para os 350 locais de votação vinculados a uma das 10 zonas eleitorais da Capital.

Uma empresa terceirizada é responsável pela entrega. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), a operação logística deve seguir no sábado (8) pela manhã. À tarde, será feita a montagem das cabines de votação.

Segundo o coordenador de eleições do TRE, Cassio Vicente Zasso, sete zonas eleitorais receberão as urnas até o meio-dia desta sexta, principalmente na região central da cidade. O restante, nas áreas mais afastadas, ficará para sábado de manhã.

– É uma logística bem complexa, com 55 rotas de distribuição, e segura. Todas as urnas são etiquetadas com cores conforme a zona. Ao chegar na escola de votação, um mesário ou o administrador do prédio assinam um recibo para cada recebimento – explica.

Em todo o Estado, são 27.381 urnas e 8.373 locais de votação, que passarão pelo mesmo processo às vésperas das eleições, até que todas as 165 zonas eleitorais, estejam abastecidas.

A possibilidade de fraude é descartada pelo TRE já que as urnas estão lacradas e programadas para funcionar apenas no dia da votação.

Às 7h de domingo (7), os mesários de cada sala de votação vão emitir documento chamado zerésima, que faz uma listagem com o nome de todos os candidatos e seus respectivos votos. Se a urna estiver funcionando corretamente, a impressão da zerésima vai demonstrar que nenhum candidato recebeu votos antes do início das eleições.

Para caso de imprevistos, nos quais o equipamento precise ser trocado, o tribunal tem à disposição um acervo total em torno de 247 unidades apenas para a Capital. Para garantir agilidade, além das previstas para estarem em uso no processo eleitoral, costuma-se deixar preparado efetivo extra de 10% desse montante. As que eventualmente forem substituídas passam a integrar o cota de reforço para nova necessidade de mudança.

De acordo com o TRE-RS, a previsão é que o resultado final da eleição no Estado seja divulgado até as 21h30min de domingo.

Fonte: Clicrbs