Umuarama fecha comércio e proíbe atendimento presencial em mercados a partir de quinta-feira (25), diz prefeitura

Segundo administração municipal, apenas farmácias poderão atender presencialmente por cinco dias. Objetivo é diminuir a circulação de pessoas na cidade para frear aumento de casos de coronavírus.

Por G1 PR

A Prefeitura de Umuarama, no noroeste do Paraná, anunciou que vai aumentar as restrições de circulação e funcionamento do comércio a partir de quinta-feira (25). De acordo com a administração do município, até segunda-feira (29), as lojas deverão ficar fechadas e mercados deverão funcionar apenas com delivery.

Segundo o anúncio da prefeitura, apenas farmácias poderão funcionas na cidade por cinco dias.

O decreto não tinha sido editado até a publicação desta reportagem, mas, segundo a prefeitura, indústrias, serviços e construção civil também não poderão funcionar ao longo da vigência das novas medidas.

De acordo com a prefeitura, a adoção das medidas foi feita em conjunto com municípios menores da região, que dependem de serviços e do comércio de Umuarama.

Avanço da pandemia

Segundo a prefeitura, o objetivo é frear o avanço da pandemia na cidade.

Desde o início da pandemia, Umuarama registrou 115 mortes por Covid-19. Metade delas aconteceu nos dez primeiros meses da pandemia, de março a dezembro. A outra metade foi registrada de janeiro a março de 2021.

De todas as mortes registradas em um ano de pandemia, 24 aconteceram em março, mais do que o triplo da média dos meses anteriores.

Segundo a prefeitura, há 2.913 casos ativos na cidade. Desde o início da pandemia, 8.619 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 em Umuarama.