TSE aprova envio de tropas das Forças Armadas para o MS nas eleições

TSE aprova envio de tropas das Forças Armadas para o MS nas eleições

Mato Grosso do Sul está na lista que incluem outros sete estados que contarão com reforço de tropas das Forças Armadas durante às eleições municipais, que acontece em 2 de outubro. Os pedidos foram aprovados nesta terça-feira (20) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

No caso sul-mato-grossense, o reforço será enviado para Caarapó – município localizado a 283 km de Campo Grande – por causa dos recentes conflitos entre fazendeiros e indígenas que ocorreram em áreas disputadas.

Este ano, a Força Nacional – que diferente das Forças Armadas, é formada por grupos de policiais militares de diversos estados – marcou presença após a realização de ataques contra índios da etnia Guarani-Kaiowá que ocupam uma fazenda.

Os ataques aconteceram em 14 de junho. A Força Nacional permaneceu lá entre os dias 16 de junho e 23 de agosto, por causa do forte clima de tensão em Caarapó. Nos conflitos, um índio morreu e vários outros ficaram feridos.

Conforme o TSE, outros pedidos estão sendo analisados em todo o país. O Rio de Janeiro está entre os estados que mais registraram ocorrência no período eleitoral – são investigados 10 casos de homicídios de pré-candidatos na Baixada Fluminense – e que teve grande procura por esse reforço nas eleições.

Além de Mato Grosso do Sul e de Rio de Janeiro, foi autorizado envio de tropas das Forças Armadas para o Mato Grosso, Alagoas, Rio Grande do Norte, Tocantins, Acre e Pará.

Fonte: Campo Grandenews