Tecnologia SpecSolo oferece mais produtividade ao agricultor familiar

Tecnologia SpecSolo oferece mais produtividade ao agricultor familiar
A tecnologia SpecSolo, desenvolvida na Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), foi destaque na primeira edição da Agrifutura que reuniu produtores rurais, empresários, pesquisadores e startups do agronegócio para discutir a inserção de tecnologias digitais e soluções inovadoras no campo.

O evento, que aconteceu no último fim de semana (03 e 04/03) no Instituto Biológico de São Paulo, na capital, contou com a presença do secretário de agricultura e abastecimento do estado, Arnaldo Jardim, e dedicou um espaço especial para as startups divulgarem suas tecnologias e interagirem com o público.

A tecnologia SpecSolo foi apresentada pelo cientista da Embrapa Solos, André Marcelo de Souza, que explicou como é realizada a análise de fertilidade do solo. De forma não destrutiva, econômica, rápida – apenas 30 segundos – e precisa, o SpecSolo dá acesso a dezenas de parâmetros físicos e químicos de fertilidade do solo. Essa análise é feita por luz infravermelha, “uma inovação totalmente alinhada a proposta do evento”, disse o cientista.

O pacote tecnológico atende pequenos, médios e grandes produtores. Os agricultores familiares, que ocupam áreas mais distantes das grandes cidades do interior do estado, vêm recebendo atenção especial pelo importante papel social que a tecnologia SpecSolo apresenta e que contribui, de forma decisiva, no aumento da produtividade. “Com o SpecSolo o agricultor familiar vai ter fácil acesso a análise de fertilidade do solo da sua propriedade e recomendação agronômica. Essa ação social pode ajudar diretamente no aumento da sua renda familiar”, destaca André.

Para o diretor da SpecLab – uma spin off criada inicialmente com o objetivo de aprimorar a estrutura operacional e comercial para efetiva exploração econômica da tecnologia, a Agrifutura 2018 foi uma oportunidade para reunir, num só local, várias inovações que levam a lavouras de alto desempenho. “Ficamos muito felizes em ver um evento voltado à agricultura reunir tantos interessados em um fim de semana na capital paulista”, afirma Armando Parducci.

“A tecnologia SpecSolo® é fruto de uma parceria público-privada entre duas empresas brasileiras e vai contribuir para uma revolução no agronegócio ao oferecer uma análise de fertilidade de solos em menos de 30 segundos, de forma simples, limpa e eficiente, finalizou Francisco Jardim, do fundo de negócios SP Venture, outro parceiro da tecnologia SpecSolo.

Fonte: Embrapa