Surto de covid deixa 108 infectados na Penitenciária de Ciudad del Este

Ministério da Saúde do Paraguai confirmou que testes de 69 funcionários e 39 presos deram positivo.

Imagem: Google Maps

A Penitenciária Regional de Ciudad del Este se transformou, nesta quarta-feira (24), no novo foco da proliferação de casos de covid-19 em território paraguaio.

Durante entrevista coletiva concedida no final da manhã, o vice-ministro da Saúde do Paraguai, Juan Carlos Portillo, confirmou que 108 pessoas vinculadas à instituição penal deram positivo nos exames para detecção do novo coronavírus, sendo 39 internos e 69 funcionários.

Os testes foram feitos após a verificação de que duas pessoas estavam contaminadas. Serão submetidos a exames, também, detentos de outras alas da penitenciária e familiares dos funcionários infectados, com os resultados devendo ser anunciados nos próximos dias.

Todos os contaminados já estão cumprindo medidas de isolamento e nenhum apresenta sintomas graves até o momento. A região de Ciudad del Este tem, agora, 356 casos positivos, em cifra que inclui toda a área de abrangência da X Região de Saúde, que engloba todo o departamento de Alto Paraná.

O Paraguai tem, desde março, 1.528 casos confirmados de covid, com 13 mortes, 12 pessoas internadas neste momento na rede hospitalar (uma delas, em leito de UTI) e 944 pacientes recuperados.

Jornalismo RCI