Sexo durante a gravidez. Sim ou não?

Sabia que a atividade sexual na gravidez é saudável para a mulher e para o casal? Porém, ele deve ser evitado em algumas situações.

Para muitos casais, a atividade sexual diminui durante a gravidez. Isto acontece porque, durante a gestação, a sexualidade feminina sofre alterações psicológicas, físicas, sociais e culturais. 

No primeiro trimestre, por exemplo, muitas mulheres sentem uma diminuição da libido, associada às náuseas, vômitos e aos seios sensíveis. Além disso, receios (como a preocupação em machucar o bebê) e o desconforto do terceiro trimestre também podem afetar o sexo durante a gravidez.

A verdade é que a atividade sexual durante este período é saudável e aconselhada. Ainda assim, há situações de risco, tais como: sintomas de trabalho de parto prematuro; diagnóstico de incompetência do colo do útero ou placenta prévia; antecedentes de aborto espontâneo ou hemorragias.

Na dúvida, consulte primeiro o médico, e se tudo estiver correndo bem, não há porque deixar de ter relações sexuais durante os meses de gestação.