SERIA UM NOVO COMEÇO PARA CIUDAD DEL ESTE?

O comércio de Ciudad del Este está mesmo morrendo… Mas vai nascer um novo!

Nas últimas semanas tenho me deparado com notícias tristes e desanimadoras sobre o futuro de Ciudad del Este em minha timeline. Manchetes como “Vendas no comércio de Cidade do Leste caem 70%” ou até mesmo “Empresários de Ciudad del Este preparam para demitir 3.000 funcionários”. Páginas que gostam de ver o “circo pegar fogo” divulgam os links com textos catastróficos: “Seria o fim de CDE?”.

Foto: Rafael Guimarães

A grande verdade é que o fim de Ciudad del Este já foi decretado inúmeras vezes por pessoas que não conseguiam enxergar no futuro algo bom e que no aparecer de uma breve ameaça, já apostam nos acontecimentos mais negativos possíveis.

A cada grito de terror para o comércio de Ciudad del Este, os empreendedores nos mostravam que algo bom sai de uma crise. Foi assim quando o “estilo Monalisa de atendimento”, que priorizava o cliente final ao invés dos atacadistas, começou a aparecer em outras lojas, surgiu o Shopping Nave, por exemplo.

Ciudad del Este deve estar mesmo acabando para dar lugar para uma nova cidade. Um novo centro comercial. A cidade está se preparando para mais uma grande mudança. Não digo política e nem social. Uma mudança de pensamento – de “mindset”, como dizem os mais entendidos do assunto.

O mundo todo passa por mudanças. Millenials consumem menos, por exemplo, porém com mais consciência. Pessoas estão sendo demitidas e seus cargos substituídos por pessoas com mais conhecimento ou mais experiência. Essa é a dinâmica, mas não podemos afirmar que o mundo está acabando.

Os empresários, afinados com o que mais de moderno está acontecendo no mundo, já sabem que o consumidor procura por uma boa experiência de compras e produtos. Dar atendimento preferencial para esse tipo de consumidor pode ser o pulo do gato. E isso está muito claro quando a Casa China anunciou o fechamento das portas e por outro lado o Shopping China faz um investimento milionário, construindo uma loja própria bem ao lado do Shopping Paris.

Eu não afirmaria com tanta antecedência que os Duty Frees em Foz do Iguaçu irão colocar uma pá de areia em Ciudad del Este. Apenas sei que mais uma vez os empreendedores de Ciudad del Este irão nos dar uma aula de como sair de uma crise e nós, como uma região integrada (pois o turismo de Foz do Iguaçu depende muito do comercio do Paraguai), seremos também beneficiados.

Ao invés de nós provocarmos o caos, que tal semearmos boas discussões e propor boas práticas que podem ser aplicadas ao nosso redor? Eu proponho essa reflexão para que juntos, transformemos o nosso destino em um lugar cada vez melhor para morarmos e recebermos.

*Garon Piceli é editor do Portal Clickfoz.com