Sempre com fome? Conheça os alimentos que podem aumentar sua saciedade

São muitos os problemas que podem ser ocasionados por conta do período de isolamento social imposto pela crise sanitária atual causada pelo Covid-19. Entre eles está a ansiedade, que entre outras coisas, pode levar à hiperfagia – aumento anormal do apetite ou da ingestão de comida. Assim, o ato de ter que ficar mais em casa, com mais preocupações, o que antes era fácil de ser identificado como um sentimento de fome, hoje pode ser confundido com várias situações hormonais ou emocionais que permite confundir a necessidade de se alimentar com a simples vontade de ingerir alguma caloria, sendo assim a facilidade em obter comida transformou a necessidade em desejo. Para isso conheça algumas estratégias para controlar o apetite:

– O poder da mastigação: saborear os alimentos é fundamental, o cérebro leva de 15 a 20 minutos para ativar o mecanismo de saciedade que sinaliza o momento certo de parar de comer. Se não oferecermos este tempo ao organismo, aumentamos o volume de alimentos nas refeições ou então podemos ficar com fome mais rápido. Por esse motivo, quando você se sentar à mesa para fazer alguma refeição, lembre-se de mastigar bem e saborear cada textura, aroma e sabor do seu alimento, dando tempo aos seus hormônios da saciedade para agir corretamente. Procure descansar os talheres enquanto mastigar os alimentos e evite fazer outras atividades durante a alimentação.

– Consuma mais fibras: as fibras auxiliam na saciedade, pois alimentos ricos em fibras (frutas, verduras e produtos integrais) necessitam de mais tempo de mastigação. Além disso tem capacidade de formação de géis, que forram a parede estomacal, retardando o esvaziamento gástrico e aumentando a sensação de saciedade. Este esvaziamento gástrico mais lento pode tornar a digestão mais prolongada resultando em menor absorção de gordura e glicose. 

– Fracione as refeições: além das grandes refeições, os lanches intermediários têm papel fundamental no controle da fome, isso porque evita de ficarmos com uma fome exagerada na hora das grandes refeições, o que possibilita escolhas alimentares melhores e refeições sem exageros. 

– Opte nos alimentos fonte de proteína: proteína é um nutriente que confere saciedade, mas atenção: proteína não é só carne. Além das carnes em geral, a proteína é encontrada nas leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), em ovos, leite e derivados e nas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas). Uma alimentação pobre em proteínas prejudica o funcionamento do sistema digestório e gera um ciclo vicioso em que a fome alimenta a fome.

– Durma bem para comer menos: poucos sabem, mas quando o sono é irregular, é natural sentir mais apetite. Poucas horas de sono interfere na regulação da leptina, um hormônio que atua no controle da saciedade. A leptina tem sua produção afetada quando dormimos menos e, por esse motivo, sentimos mais fome ao longo do dia. 

Em síntese, existem vários fatores que afetam a ingestão alimentar, saciedade e o controle do peso corporal. Assim todos os fatores discutidos apresentam relevância no processo de ingestão alimentar e fome; e é de grande importância procurar um profissional da saúde, principalmente o nutricionista, pois ele apresenta condições para melhor orientar as pessoas no controle da ingestão alimentar e regulação do peso corporal. Dourados news