Sem sinal do Fed sobre juros, dólar cai quase 1%

Na véspera, o Fed manteve a taxa de juros do país no intervalo de 0,50 a 0,75 por cento, projetando um cenário positivo para a economia
Por Claudia Violante, da Reuters
O dólar terminou em queda de quase 1 por cento e encostou no nível de 3,10 reais em sintonia com o comportamento da moeda no exterior diante da falta de sinalização do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, sobre um novo aumento da taxa de juros no país.
O dólar recuou 0,89 por cento, a 3,1219 reais na venda, no menor nível desde 25 de outubro, quando encerrou a 3,1065 reais.
Na mínima da sessão, a moeda marcou 3,1081 reais. O dólar futuro registrava baixa de 0,32 por cento.
“Hoje é Fed. O banco central norte-americano só sinalizou gradualismo, não sinalizou nenhum aperto em março. Ele até pode fazê-lo, mas tem quase dois meses para se decidir”, avaliou um profissional de câmbio de uma corretora local.
Na véspera, o Fed manteve a taxa de juros do país no intervalo de 0,50 a 0,75 por cento, projetando um cenário positivo para a economia e sugerindo que está no caminho para apertar a política monetária neste ano.
Entretanto, não deu mais detalhes conforme aguarda maisclareza sobre o possível impacto das políticas econômicas do presidente dos EUA, Donald Trump.
“Apesar das recentes polêmicas, Trump ainda não divulgou nada que tenha caráter diretamente inflacionário, o que dá espaço para que o Fed tanto analise quanto mensure seu impacto até a reunião de março caso algo de concreto seja efetivado até lá”, ponderou a Infinity Asset em relatório a clientes.
No exterior, o dólar devolveu a queda exibida mais cedo e rondava a estabilidade ante uma cesta de moedas, mas mantinha forte recuo ante outras divisas de países emergentes, como o rand sul-africano, os pesos mexicano e chileno e a lira turca.
Internamente, contribuiu para o recuo da moeda ante o real a sucessão na presidência da Câmara, com a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ).
“O cenário político aparentemente contribui para a queda da percepção de risco. A eleição do Maia é positiva por ele já estar em sintonia com o governo e não alterar o curso que se espera para a tramitação das reformas”, avaliou o economista da corretora Guide Investimentos, Ignácio Crespo Rey.
O mercado também aguardou a escolha do relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) que, no entanto, apenas foi monitorada.
“A escolha de Fachin foi neutra, não altera o andamento da Lava Jato”, emendou Crespo Rey.
O Banco Central mais uma vez não fez qualquer intervenção no mercado de câmbio para esta sessão.
APP FM PARAGUAY DIGITAL
JÁ ESTA NO AR..A APP .FM Paraguay Digital.
NOVA EMPRESA DO GRUPO CAPITANBADO.COM
O MELHOR DA MUSICA PARAGUAYA COM FM PARAGUAY DIGITAL.
BAIXE AQUI O APP(APLICATIVO) NO SEU CELULAR.
CLICK AQUI > https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fmparagay