Selo em cocaína apreendida na fronteira faz referência a político e time boliviano

A droga estava escondida em uma casa localizada no Bairro Mariscal Estigarribia, em Pedro Juan Caballero

Identificação da droga indica que carregamento pode ter vindo da Bolívia
Identificação da droga indica que carregamento pode ter vindo da Bolívia – Divulgação

A cocaína apreendida em Pedro Juan Caballero, na noite desta quarta-feira (24), é identificada com um selo que faz referência a um time de futebol e também a Ismael Montes, um personagem histórico da política boliviana. Segundo informações da polícia paraguaia, a droga provavelmente seria entregue no Brasil.

A droga estava escondida em uma casa localizada no Bairro Mariscal Estigarribia. Além disso, foram apreendidas munições de fuzil e carregadores. A carga totalizou 215 quilos e 302 gramas. Parte dela também já tinha sido acondicionada em pequenas embalagens que se destinavam ao transporte em fundos falsos de veículos.

Segundo informações apuradas pela reportagem junto à Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), Ismael Montes foi um militar, advogado e político boliviano e governou o país em duas ocasiões (1094 a 1909 e de 1913 a 1917).

Ainda de acordo com levantamentos feitos pela Senad, aparentemente a cocaína é de procedência boliviana, diante da logo estampada nos tabletes, o que representa uma marca utilizada por determinados grupos financistas do narcotráfico internacional, em alusão às personalidades políticas, futebolísticas e até mesmo musicais.

Apesar da apreensão ser considerada de grande porte e da polícia acreditar que o local era mantido por organizações criminosas, nenhuma pessoa foi presa até o momento. Entretanto, segundo a Senad, os responsáveis pelo funcionamento do entreposto já foram identificados.