Segunda via do RG pode ser solicitada e baixada por aplicativo

Documentação fica salva no celular e é válida em todo o território nacional. Desde agosto, mais de 870 mil segundas vias foram baixadas.

A segunda via do RG já pode ser feita através de aplicativos online e solicitantes não precisam comparecer ao local de atendimento presencial nos postos do Poupatempo, em São Paulo. Desde o lançamento da ferramenta, a Polícia Civil já registrou cerca de 870 mil downloads de segundas vias de RGs.

O lançamento ocorreu no mês de agosto, com o intuito de reduzir a circulação das pessoas nos postos do Poupatempo, devido à pandemia do novo coronavírus.

A segunda via pode ser solicitada no aplicativo RG Digital SP ou em totens de auto atendimento espalhados em unidades do Poupatempo, em estações da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) e do Metrô.

O documento pode ser baixado e fica salvo no celular. O solicitante poder pedir a entrega do documento físico pelos Correios, ou a retirada pessoalmente da documentação em endereço escolhido após 10 dias úteis. As taxas de entrega e endereços podem ser checados no site do Poupatempo.

O aplicativo do RG Digital SP está disponível em lojas de aplicativos online, gratuitamente. Segundo a Polícia Civil, a documentação digital é válida em todo o território nacional.

Segunda via

Para solicitar a segunda via do RG de forma digital, a pessoa precisa ter 16 anos ou mais e possuir um RG anterior emitido após agosto de 2014 no estado de São Paulo, com um QR Code, que confirma que as informações já estão no Abis (Sistema Automatizado de Identificação Biométrica) da Polícia Civil.