Secretaria disponibiliza 80 mil doses de vacina contra febre amarela em MS

A orientação é de todos principalmente quem pretende viajar para estados com casos da doença se imunizarem

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) disponibilizou 80 mil doses da vacina contra febre amarela em Mato Grosso do Sul. A orientação é que todos e principalmente quem pretende viajar para estados com casos da doença, como por exemplo, São Paulo tomem a dose.

Conforme divulgado pelo Governo do Estado, nenhum caso de febre amarela foi confirmado em Mato Grosso do Sul e conforme a gerente técnica de doenças endêmicas, Livia de Mello Almeida Maziero “as doses são suficientes, pois boa parte da população já foi imunizada e todos os municípios que solicitaram foram abastecidos”.

Para estar imunizado durante toda vida basta receber uma dose da vacina. A imunização é recomendada para maiores de 9 meses e menores de 60 anos.

A doença é transmitida por um mosquito, que pica pessoas e macacos. Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, náusea, icterícia (amarelamento da pele), dores no corpo, calafrio, perda de apetite, olhos amarelados e sangramento.

No ano passado, seis macacos foram encontrados mortos em Mato Grosso do Sul, mas os resultados foram negativos para a doença. Os primatas foram encontrados em Corumbá (2), Dourados (1), Ladário (1) e Campo Grande (2).

O último caso registrado de febre amarela em humanos em Mato Grosso do Sul foi em 2015. Mas, era de um viajante que contraiu a doença em outro Estado.

Vizinho – Nesta terça-feira (16), a OMS (Organização Mundial da Saúde) passou a considerar todo o estado de São Paulo como área de risco de febre amarela. Foram confirmadas 21 mortes pela doença no Estado que faz divisa com MS desde janeiro de 2017.

Fonte: Campo Grandenews