Saúde recomenda evitar contato frontal por 15 minutos e distância superior a 2 metros

O Centro de Operações de Emergências criado pelo Governo de Mato Grosso do Sul contra o novo coronavírus (Covid-19) recomenda aos prestadores de serviços com atendimento ao público que evitem o contato frente a frente por 15 minutos ou mais e não permaneçam a uma distância inferior a 2 metros, além de conversar apenas o essencial com o cliente.

A Nota de Instrução Normativa nº02/2020 (clique aqui para conferir na íntegra) também orienta que os respectivos chefes deverão providenciar álcool em gel para uso comum para higienização das mãos, de fácil localização e sinalização, e proibir aglomeração de pessoas dentro do ambiente de trabalho.

“As orientações abordadas neste trabalho são de uso discricionário, porém altamente recomendável, ficando a cargo das autoridades responsáveis pelas entidades em geral, órgãos públicos, privados e militares, referendá-lo a sua aplicabilidade integral ou parcial, no que lhe couber, caso atendam as peculiaridades funcionais e organizacionais atinentes ao funcionamento de suas respectivas Instituições”, detalha a publicação.

Outra recomendação é que seja priorizado o atendimento ao público externo, dentro do possível, por meio eletrônico ou telefônico. Quanto a reuniões e eventos com elevado número de participantes, apenas por meio de videoconferência ou por outros meios eletrônicos.

Também é recomendada a proibição do uso de tereré, chimarrão, piteiras, narguilé, assim como o compartilhamento de demais itens de uso pessoal nas dependências do local de trabalho.

“Adotar apenas o cumprimento verbal como forma de saudação (bom dia!, boa tarde!, boa noite!), entre os servidores e o público externo, por medidas de precaução, evitando o aperto de mão, abraço e beijo no rosto, costumes estes, extremamente habituais na cultura latino americana”, acrescenta.

A higienização com álcool 70% de objetos tocados frequentemente e os de uso comum (teclados, telefones, mouse, maçaneta da porta, corrimão de escada, etc) também é recomendada, bem como a limpeza do celular com um lenço umedecido com álcool 70%.

Além disso, manter os ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas, caso seja possível, não compartilhar objetos de uso pessoal, e evitar frequentar locais com aglomeração de pessoas.

Conforme a nota, o uso de máscara cirúrgica descartável é recomendável “apenas quando apresentar sinais clínicos de resfriado ou quando for diagnosticado como caso suspeito ou confirmado de coronavirus, visto que a máscara é um meio de contenção de propagação, a qual ajuda a evitar a dispersão de gotículas de saliva”.