Sábado é dia de vacinar seu cão ou gato contra a raiva em Ponta Porã.

Serão 15 postos instalados em toda a cidade. A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Será realizada a partir das 8 horas da manhã até às 16h30.

O Secretário de Saúde, Dr. Patrick Dérzi, informou que a vacina contra a raiva é gratuita e muito importante. Devem ser imunizados cães e gatos a partir de três meses de idade. A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus, que acomete mamíferos tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem.

A doença é transmitida principalmente pela mordida e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes. O objetivo da campanha é manter o controle da doença no município. A meta é vacinar 10 mil cães e gatos.

Para a vacinação, recomenda-se levar os cães presos corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas, transportadores, enrolados em mantas ou em sacos de linhagem.

De acordo com Sonaira Albuquerque, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, cadelas e gatas prenhes não devem tomar a vacina.

Postos de vacinação:

Paço Municipal

Escola Municipal Jardim Ivone

CEINF Zayra Portela (Kamel Saad)

Escola Estadual Fernando Saldanha

Escola Municipal Adê Marques

Escola Municipal João Carlos Pinheiro Marques

CRAS Coophafronteira

Escola Municipal São João

Escola Municipal Manoel Martins

Escola Municipal Ignêz Andreazza

Escola Municipal Antonio Teixeira – Teixerinha

Escola Municipal Maria Ligia

CEINF Laureana Palermo

Escola Municipal Capiberibe Saldanha

UEMS

CCZ – Centro de Controle de Zoonoses