RS.Jovem invade escola com machado e fere alunos

A ação aconteceu em um intervalo de 30 minutos e o rapaz fugiu após tentar provocar um incêndio na instituição4

Foto – Rede Globo

Um jovem invadiu uma escola estadual em Charqueadas (RS), na região metropolitana de Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira, deixando dois alunos feridos com cortes e uma aluna ficou com escoriações leves. Eles foram socorridos ao Hospital Geral da cidade. A Brigada Militar informou que três meninas também foram encaminhadas à unidade de saúde após terem ficado muito nervosas.

Os estudantes têm entre 13 e 15 anos. A ação aconteceu em um intervalo de 30 minutos, de acordo com os bombeiros. Uma aluna de 16 anos, que teve a identidade preservada, conta que viu o momento em que o agressor iniciou o ataque. De acordo com a estudante, ele aparentava ter por volta de 17 anos; primeiro ele ateou fogo a uma garrafa e lançou dentro de uma sala de aula.

— Isso aconteceu na hora de entrada para às aulas. Eu estava no corredor com uma amiga e vi esse cara colocando fogo em uma garrafa, que tinha um pano dentro. Primeiro, eu achei que não seria nada, mas quando ele abriu a porta de uma sala e jogou a garrafa, eu vi que era sério.

O agressor, ainda não identificado, estava com um machado, de acordo com as primeiras informações da Brigada Militar. Ele conseguiu fugir após o ataque por meio de uma tela de arame. O caso ocorreu no Instituto Educacional Estadual Assis Chateaubriand por volta das 13h30.

A Brigada Militar informou que o invasor está vestindo moletom cinza e aparenta ter entre 17 e 18 anos. Em entrevista à “Gaucha ZH”, o chefe do Corpo de Bombeiros Voluntários, Mauricio Naatz, informou que as vítimas não correm risco de morte.

— A primeira informação foi da escola Assis, solicitando o apoio da ambulância que um jovem tinha invadido a escola com machadinho e ferido alunos e professores. Quando chegamos à escola, já havia uma ambulância do Samu prestando atendimento às vitimas, juntamento com o policiamento. As vítimas sofreram ferimentos nas mãos, costas e pernas, — disse o militar.

O militar acrescentou ainda que buscas são realizadas pelo suspeito, já que a escola possui câmeras de monitoramento.

— A escola possui monitoramento por câmera e o policiamento está analisando as imagens da escola, até para ver se (o jovem) é conhecido ou aluno. Ele (o suspeito) fugiu. pulou o muro da escola. As equipes estão procurando nos arredores e também em bairros próximos.

Ainda conforme o relato dos bombeiros à radio da região, o jovem teria tentado atear fogo em sala de aula — já que ele entrou lá no local com um galão de gasolina.

— (O relato das vítimas) foi que ele (o jovem) entrou com uma machadinha e um galão de gasolina. Espalhou o combustível pela sala de aula. Com a machadinha, desferiu um golpe no painel de eletricidade da sala para ver se conseguia provocar um incêndio, o que não aconteceu. Graças a Deus, ele só tentou o fato, mas não houve êxito.

O governador Eduardo Leite (PSDB) disse em um post no Twitter que tomou conhecimento do ocorrido e que o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior vai para o local.