RJ tem oficialmente 580 crianças desaparecidas na capital

Nesses três primeiros meses de 2022, foram 90 novos casos.

Para conscientizar a sociedade sobre este grave problema, foi criada lei federal, em 2011, instituindo a Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida, que acontece todos os anos, entre os dias 25 e 31 de março.

Durante este período, instituições que atuam no enfrentamento desses casos desenvolvem atividades que visam promover a busca e a defesa das crianças desaparecidas em todo território nacional e dar maior visibilidade ao tema.

O gerente do Programa SOS Crianças Desaparecidas, da FIA, Fundação para a Infância e Adolescência, que é ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, ressalta que todos podem ajudar.  Luiz Henrique Oliveira elenca algumas dicas que avalia como fundamentais à proteção das nossas crianças e dos adolescentes.

E, como parte das ações da Semana de Mobilização Nacional, a FIA se uniu ao Metrô Rio e à Defensoria Pública do Estado em uma campanha informativa que acontece ao longo desta quarta-feira na estação Carioca. Um estande da FIA está no local. Lá, a população pode tirar dúvidas sobre o tema.

Recentemente, o Rio de Janeiro passou a contar com mais uma ferramenta para ajudar a encontrar crianças e adolescentes desaparecidos. É o Alerta Pri, da Polícia Civil. O programa consiste em divulgar à população, por meio de disparos de SMS, a listagem de crianças e adolescentes desaparecidos.

Para ter acesso ao serviço, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da região para o número 55190. Depois disso, sempre que for registrado o desaparecimento de algum menor, as operadoras de telefonia enviarão um SMS com informações como nome, idade, características e local em que a criança foi vista na última vez.