Rio de Janeiro lidera ranking de estados que enviam criminosos a presídios federais

Apesar de ter recebido 24 detentos devolvidos do sistema penitenciário federal só neste ano, o Rio de Janeiro ainda lidera o ranking de estados que mais enviam chefes do crime organizado para prisões da União. Dos 536 presos nas quatro unidades federais, 81 (15%) são do Rio, seguido do Paraná, com 45 presos (8,3%).

Dados obtidos pelo jornal “O Globo’’ sobre o fluxo no sistema penitenciário federal mostram que o Rio recebe mais detentos de volta e envia menos. O número de devoluções em 2017 é o dobro dos retornos ao longo de 2016, quando 12 internos voltaram ao estado.

Entre os 24 devolvidos para o sistema estadual, está Celso Luís Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém, chefe da facção criminosa que está em guerra na Rocinha. Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi o primeiro dos grandes chefes a ser transferido, em 2006. Dois que retornaram este ano já foram reinseridos ao sistema penitenciário federal.

A discrepância é maior quanto ao número de presos enviados para presídios federais de segurança máxima. Foram 40 detentos exportados em 2016 contra apenas seis neste ano.

Pela lei, o preso enviado por um estado deve ficar no máximo 360 dias na unidade federal. No entanto, como há previsão de renovação do prazo, o Rio vinha conseguindo manter lideranças do crime por anos a fio nos presídios da União até recentemente.Extra

FM CAPITANBADO
PUBLICIDADE.

Oi pessoal to passando pra informar que nosso site CapitanBado.com já tem o seu próprio App da FM CAPITANBADO, sua radio para Android e o mais legal ele é GRATIS. E gostaria de pedir para todo os nossos internautas que instalem, comente e avalie o aplicativo para assim ir melhorando o App.
– FM Capitán Bado: http://migre.me/q2ZKp