Réveillon: Rio decide ‘fechar’ Copacabana para evitar aglomeração; só moradores terão acesso e ônibus de excursão podem ser vetados

O prefeito em exercício do Rio, Jorge Felippe (DEM), confirmou o fechamento do bairro em entrevista na tarde desta quarta (23) ao G1. Mais cedo, ele se reuniu com o governador em exercício Cláudio Castro, no Palácio Guanabara, quando Castro fez a sugestão. Festa na praia já tinha sido cancelada pela Prefeitura do Rio.

O prefeito em exercício do Rio vereador, Jorge Felippe (DEM), decidiu “fechar” o bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio, no réveillon, somente para moradores como uma forma de evitar aglomerações.

A decisão foi tomada após uma reunião de Felippe com o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), no Palácio Guanabara. Castro fez a proposta de fechamento do bairro.

A informação foi confirmada em entrevista exclusiva ao G1 nesta quarta-feira (23).

Ainda segundo Jorge Felippe, ele estuda impedir a entrada de ônibus de excursão na cidade.

O prefeito em exercício disse que vai analisar a viabilidade da decisão e vai entrar em contato com a Polícia Rodoviária Federal para encontrar uma saída.

Prefeito e governador, em exercício, estudam fechar acesso a Copacabana para o Réveillon

Prefeito e governador, em exercício, estudam fechar acesso a Copacabana para o Réveillon

Pela manhã, o blog do Edimilson Ávila já tinha informado que o assunto tinha sido colocado em pauta mas ainda não havia decisão.

A medida sobre os ônibus também tem o objetivo de evitar o acúmulo de pessoas em regiões onde tradicionalmente havia festa de Ano Novo.

Jorge Felippe também quer evitar o trabalho de ambulantes nesses locais, como a orla, para que não haja aglomerações.

A proposta de Cláudio Castro passa também por uma articulação com o MetrôRio para encontrar uma solução para reduzir público.

Festas em quiosques

As festas públicas em Copacabana já tinham sido canceladas pelo prefeito Marcelo Crivella. As festas em quiosques também estão canceladas.

Os estabelecimentos, entretanto, estão autorizados a funcionar como vêm operando desde a reabertura, em julho, “com quantidade reduzida de mesas, distanciamento de 1,5 m entre elas, e seguindo todos os protocolos de segurança e higiene”, segundo a concessionária Orla Rio.

Prefeito até 31 de dezembro

Jorge Felippe é presidente da Câmara dos Vereadores e assumiu a prefeitura após a prisão e afastamento de Marcelo Crivella (Republicanos). Fernando Mac Dowell, que era o vice de Crivella, morreu em 2018.

R$ 66 milhões para combate ao coronavírus

Ao fim da reunião no Palácio Guanabará, prefeito e governador interinos decidiram que ainda nesta quarta-feira a Prefeitura receberia um repasse de R$ 66 milhões para ações de combate ao coronavírus.


Por Edimilson Ávila, TV Globo