Reportagem de capa da Veja sobre “plano secreto de Lula” para evitar a prisão

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, será ouvido no dia 14 de abril pela comissão permanente do Senado referente a cuidar de assuntos internacionais e de defesa nacional. O chanceler irá ao Congresso devido ao requerimento feito nesta quinta-feira, 31, pela senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), que deseja informações para saber se realmente há planos de o ex-presidente Lula pedir asilo político ao governo italiano. O assunto que chamou a atenção da parlamentar progressista é tema da reportagem de capa da Veja desta semana.
PUBLICIDADE:
20160301021047
Por meio da página que controla no Facebook, Ana Amélia argumentou que o chanceler deve explicações sobre o assunto abordado pela Veja. “O ministro Mauro Vieira terá que esclarecer na Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE) as informações sobre um suposto plano secreto para garantir ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva asilo na Itália, caso seja decretada sua prisão”, publicou a parlamentar. Ela destacou que o pedido foi aprovado pelos colegas da CRE. “A iniciativa que apresentei na comissão foi aprovada”, comemorou.
A matéria da revista da Editora Abril destaca que o antecessor de Dilma Rousseff na presidência da República teria um “plano secreto” para “evitar a prisão”, que seria viver como asilado político em território italiano. A reportagem, assinada por Robson Bonin, garante que a ideia do petista envolveria, ainda, negociação com o Congresso. A embaixada da Itália no Brasil divulgou, porém, que o material apresentado pelo impresso não corresponde com a realidade. “As informações referentes à embaixada e às supostas conversas com o embaixador Raffaele Trombetta [com emissários de Lula] são inverídicas”, afirmou a organização em nota.
PUBLICIDADE:
1argamasa grudabem