Receitas de Natal: Salpicão tradicional é receita fácil para um fim de ano mais leve

Receitas de Natal: Salpicão tradicional é receita fácil para um fim de ano mais leve
traz aquele calor típico do verão. Por isso, nossa ceia de Natal possui diversos pratos adaptados, além dos tradicionais como o peru assado.
Pensando nesse contraste, o MidiaMAIS apresenta até o final de dezembro algumas receitas para que sua festa de fim de ano fique mais completa e saborosa. Para sugerir um delicioso salpicão (que é diferente da maionese tradicional que integra a mesa dos brasileiros, mas muito presente no Natal), pedimos uma receita à culinarista Amanda de Oliveira, que seja fácil, acessível e saborosa.
Segundo a cozinheira, o salpicão leva os ingredientes que forem apreciados pela família, o que torna o prato muito prático e acessível. “O tradicional traz essa mistura de doce e salgado, com o frango e legumes no sal mas também maçã e frutas cristalizadas. Mas quem não gostar desse tipo de mistura pode utilizar menos frutas, ou não colocá-las. Fica a critério de quem prepara”, aponta.
Outra questão é que o prato deverá ter os ingredientes bem picadinhos, sem pedaços muito grandes, para ficar homogêneo e fácil de servir. “Decore com ervas frescas e sirva como um dos protagonistas da ceia”, indica a culinarista. A batata palha também é incorporada à receita para dar crocância ao prato.
Salpicão de frango tradicional
INGREDIENTES
– 1 kg de filé de frango cozido com sal
– 2 cenouras raladas
– 200g de uvas passas pretas sem caroço
– 100g de azeitonas pretas ou verdes
– 1 pimentão vermelho pequeno bem picado
– 1 maçã
– 300g de milho em conserva ou ervilhas frescas
– 2 cebolas pequenas
– Maionese para dar ponto
– 3 colheres de creme de leite sem soro
– Salsinha, sal, azeite e limão a gosto
– 300g batata palha
MODO DE PREPARO
Cozinhe o frango, desfie e reserve. Rale a cenoura no ralo mais fino e reserve. Pique a azeitona. Rale a cebola no ralo grosso e esprema para tirar todo o excesso de líquido. Misture com os outros ingredientes, inclusive com as passas, a salsa picada e a maçã cortada também em tirinhas sem casca. Acrescente o milho e ervilha. Tempere todos os ingredientes com sal, limão e azeite e coloque maionese, até dar ponto. Finalize com o creme de leite. Reserve na geladeira até a hora de servir. Para servir, misture um pouco da batata palha e arrume numa tigela. Cubra com o restante da batata e decore com ramos de salsa e pimentão em tiras.