Quando vale a pena sair das redes para preservar a saúde mental? Tico Santa Cruz e mais artistas acendem alerta

Especialistas explicam impactos das redes sociais na vida dos famosos e anônimos. Saiba como evitar a ansiedade e como reconhecer sinais de que é hora de sair e buscar ajuda.

Por Juliene Moretti, g1

Fugir do julgamento do público não é uma opção para Tico Santa Cruz, Marina Sena, Miley Cyrus, Pabllo Vittar e Doja Cat. Ele estarão, por exemplo, no palco gigante do festival Lollapalooza. Mas, longe dos shows, como encarar o tribunal das redes sociais? Quando vale a pena se afastar para preservar a saúde mental?

O último artista a disparar esse alerta foi o líder dos Detonautas. Após anunciar que saiu do Facebook e procurou ajuda médica, Tico Santa Cruz ainda foi alvo de chacota do Digão, dos Raimundos. No Lollapalooza, há diversos artistas que passaram pelo mesmo drama (veja lista mais abaixo).

g1 mostra como eles sofrem com essas situações e conversa com especialistas para entender os impactos das redes e com lidar com elas, seja o usuário famoso ou anônimo:

  • Para os especialistas, os impactos na saúde mental dos famosos são próximos aos de uma pessoa comum.
  • As diferenças estão na escala e na velocidade. Todo mundo está suscetível a ser cancelado, ser alvo de ódio ou conseguir o reconhecimento, com os likes, visualizações e comentários.
  • No entanto, a repercussão envolvendo os artistas é muito maior. Além de estarem em suas próprias “bolhas”, que afetam a noção da realidade, eles mesmos podem criá-las.
  • A dica geral é prestar atenção ao seu redor e aos seus próprios pensamentos, para perceber se as redes estão atrapalhando, e saber quando é melhor sair.