Quais áreas mais promissoras para 2021

Com a chegada da pandemia, toda a rotina da economia mundial sofreu alterações, o que impactou diretamente no modelo de consumo das pessoas. 

Muitos serviços surgiram e outros se fortaleceram por conta da necessidade de continuar consumindo, só que com mais conveniência e dentro das normas de saúde e segurança.

Por isso, não podemos negar que a pandemia de 2020 mudou muito o cenário econômico, e com isso, algumas áreas promissoras surgiram e devem ser tendência em 2021. Vamos saber um pouco mais sobre elas?

E-Commerce e o consumo virtual 

Com a necessidade da criação de um isolamento social para impedir a propagação do vírus, grande parte do consumo foi feito por meios virtuais e pessoas que não tinham esse costume acabaram achando interessante a praticidade de fazer compras com apenas alguns cliques.

Neste cenário, muitos negócios começaram a vender online, seja por meio de suas lojas virtuais ou até mesmo em canais como o Facebook, Instagram e WhatsApp. 

Este deve ser um setor que ganhará grande evidência também em um cenário pós-pandemia, eliminando a necessidade de algumas lojas físicas e exigindo maior qualidade no serviço online, como bom atendimento, plataformas de compras e experiência do usuário. 

Por isso, as empresas que escolherem investir neste setor em 2021 vão ganhar grande destaque no mercado, além de poder escalar seus negócios e fornecer seus produtos e serviços para diversos lugares do país e do mundo.

Para conseguir tal feito é preciso, no entanto, que haja investimento em uma plataforma própria, não ficando dependente das plataformas de parceiros que foram o pontapé inicial de muitas lojas na internet.

Por isso, contratar um hostcriar uma loja virtual própria e investir em diversos canais pode ser uma boa estratégia para aumentar as vendas de um negócio. 

Delivery e logística 

O delivery de produtos como comida, itens de higiene e de supermercados também cresceu bastante na pandemia e se mostrou bastante cômodo ao consumidor, dando até mesmo a oportunidade de mais pessoas conseguirem uma renda extra através dos aplicativos de delivery.

Com essa realidade, podemos dizer que houve uma união de interesses que somados satisfazem a necessidade de mais pessoas: renda extra e comodidade. 

Por isso, o setor de delivery deve continuar crescendo, já que se mostrou muito sólido antes da pandemia, explodiu na crise e caiu no gosto de mais pessoas.

Além do delivery, houve também um crescimento no setor de logística. Uma vez que o crescimento no número de compras online e lojas virtuais aumentou, o setor viu a necessidade de se preparar para não depender exclusivamente dos correios.

Atualmente existem muitas empresas que oferecem serviços de logística para lojas virtuais e este é um setor que deve estar em alta, carregado pelo consumo online crescente e desenfreado.

Educação à distância 

A educação à distância foi muito real em 2020, uma vez que todas as escolas e instituições tiveram que paralisar suas atividades em espaços físicos para evitar aglomerações.

Com isso, o ensino à distância que já existia e tinha muitos adeptos por conta dos preços baixos, ganhou ainda mais alunos, já que todas as instituições, do básico ao superior, tiveram que adaptar o ensino para que o ano letivo não fosse perdido.

É certo de que a forma como tudo foi feito não agradou muita gente. Isso porque as aulas online não tiveram uma adaptação apropriada, sendo somente transferidas para o meio digital. Com isso, o engajamento das aulas diminuiu bastante e desagradou aqueles que não estavam acostumados.

Portanto, com as falhas que devem ser corrigidas, o ensino à distância pode ser muito promissor em 2021, tanto para o superior quando para educação básica. A utilização da tecnologia faz muita diferença na criação de um novo modelo de ensino capaz de melhorar a experiência de aprendizado.

O que é preciso investir e melhorar neste setor:

  • Criação de plataformas próprias de ensino
  • Acessibilidade para classes econômicas mais baixas
  • Criação de modelos de ensino mais engajadores
  • Reestruturação do modelo de negócio de ensino a distância

O investimento em uma plataforma de ensino própria pode ser interessante para escolas que quiserem apostar no ensino a distância. A contratação de um host e compra de um domínio próprio é essencial nessa etapa.

Serviços financeiros digitais

Alguns serviços digitais como os do setor bancário podem ganhar mais destaque em 2021. O próprio banco central já está apostando em um novo modelo de pagamento e transferências mais eficiente e que funciona 24h por dia, 7 dias por semana.

Como a ida aos bancos também ficou reduzida em 2020, muitas pessoas optaram por utilizar serviços como bancos digitais, carteiras virtuais e até mesmo as compras com cartão de crédito virtual ou por aproximação. 

A vantagem destes serviços é a rapidez, experiência e taxas zeradas. As desvantagens estão na ausência de agências físicas, mas esse é um mero detalhe para quem aprendeu a viver em isolamento durante a pandemia.

Investimentos

Combinado com a educação à distância, infinidade de informações gratuitas e serviços de qualidade oferecidos online, o setor de investimentos também deve crescer em 2021. https://04d8d2de30dd4306ea8311fad83bd035.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Muitas corretoras e bancos digitais já oferecem opções de investimentos que são mais compensadores que a poupança. E a educação no setor, por meio de influenciadores e cursos completos sobre o assunto clareia cada vez mais a visão de mercado para quem deseja aprender.

Telemedicina

A Telemedicina é a utilização da tecnologia nos tratamentos médicos, possibilitando que mais pessoas sejam atendidas por médicos mesmo que eles não estejam presentes.

Isso favorece o acesso à profissionais de qualidade até mesmo nas regiões mais remotos e, assim como todo serviço online, este deve ser um grande sucesso daqui para a frente, especialmente agora que o CFM (conselho federal de medicina) regulamentou a atividade no país.

Portanto, o setor deve ter grande crescimento e algumas clínicas online podem surgir, com o oferecimento de serviços na área com bastante qualidade, monitorados e regulamentados pelo CFM. 

Os investimentos no setor podem ser bem menores, já que a contratação de um host e criação de um ambiente online podem ser o pontapé inicial de algumas empresas na telemedicina.

Entretenimento online

Com a necessidade de evitar aglomerações, até mesmo alguns eventos foram feitos online. Muitas lives de artistas se provará, bastante engajadoras, conseguindo muito mais público do que qualquer show conseguiria.

Além das lives, os serviços de streaming também se provaram necessários para segurar o entretenimento em um período pós-pandemia e todo o setor pode passar por uma revolução e oferecer mais serviços online, até mesmo porque existe uma grande quantidade de público que valoriza o entretenimento sem precisar sair de casa.

Isso não quer dizer que o entretenimento online vai substituir o físico, mas este pode ser um setor a ser explorado e ter grande crescimento, tanto para artistas quanto para empresas e profissionais envolvidos para que tudo aconteça. 

Conclusão 

Como você pode perceber, todos os setores que apresentamos carregam consigo a necessidade de novas tecnologias e amparo digital para crescerem.

A realidade é que a digitalização está acontecendo e o setor que não se adaptar pode ter problemas futuros para se permanecer no mercado. 

Por isso, seja você empresário ou empregado, considere se atualizar e se organizar para que o seu negócio ou carreira esteja acompanhando essas tendências de digitalização.

Quais outros setores você considera promissor para 2021?

Fonte: Biquara Contents