Quadrilha que ‘esquentava’ estrangeiros é denunciada pelo MPF

Quadrilha que ‘esquentava’ estrangeiros é denunciada pelo MPF

Esquema desmontado pela Polícia Federal no ano passado e que envolvia quadrilha especializada em falsificar documentos para estrangeiros é alvo de denúncia oferecida nessa semana pelo MPF (Ministério Público Federal) à Justiça.

Conforme as investigações da PF, seis pessoas faziam parte da quadrilha, entre elas uma analista judiciária que atuava no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Toda a operação do esquema, iniciado no ano de 2012, ocorria em um cartório localizado em Areado, distrito de São Gabriel do Oeste.

O grupo emitia certidões de nascimento, RG, CPF, título de eleitor e até certificado de reservista falsos para que estrangeiros pudessem se passar por brasileiros. Só uma família palestina pagou R$ 57,7 mil para ter documentos falsos. A polícia descobriu o esquema depois de deter um dos integrantes dessa família em Ponta Porã.

Conforme a denúncia do MPF, o marido da analista judiciária era o chefe do grupo criminoso e a esposa era a dona da conta bancária onde os valores eram depositados. Todos os envolvidos foram denunciados pelos crimes de falsidade ideológica, falsificação de documento público e associação criminosa.

Ainda de acordo com o apurado pelos procuradores, até o ano de 2011 o cartório do distrito registrava 44 documentos por semestre, após 2012, foram mais de 273 documentos a cada seis meses.
A Justiça Federal deve analisar o caso e decidir se acata a denúncia do MPF.