Psicólogos explicam o transtorno da personalidade narcisista; atenção!

Muitas páginas na internet têm acolhido mulheres e homens que se dizem vítimas de “mães narcisistas ou parceiros narcisistas”, isto é, sofrem maus tratos físicos e emocionais e desabafam sobre isso em grupos fechados.

Segundo a psicóloga clínica Silvia Rawicz disse ao portal UOL, isso se intitula transtorno de personalidade narcisista, conforme é descrito no “Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais”, da Associação Americana de Psiquiatria.

“Uma das características é pouca ou falta de empatia. Basta apenas essa para criar sérios problemas para qualquer um que se relacione com o narcisista”, afirmou Silvia ao UOL.

Acreditar ser especial e único, sentir inveja das pessoas ou pensar ser alvo de inveja frequentemente e exigir ser constantemente admirado são outros traços desse comportamento.

“Nem todo mundo que comete abusos, físicos ou emocionais, é narcisista patológico. Pode ser apenas uma pessoa má. Mas todo narcisista patológico comete abusos”, afirma o psiquiatra Erlei Sassi, coordenador do Ambulatório de Transtornos de Personalidade e Impulso do IPq (Instituto de Psiquiatria) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Segundo Erlei Sassi, a psicoterapia é uma forma de tratar o transtorno de personalidade narcisista: “O entrave, no entanto, é o narcisista aceitar que tem algo a ser tratado.”

“Quem convive com o narcisista sofre de níveis altíssimos de estresse. O tratamento passa por reconstruir a autoestima da vítima. É a validação do sofrimento dela. Passa por ela saber que não está louca”, disse Silvia.

Segundo a psiquiatra e autora do livro “O Assédio Moral”, Marie-France Hirigoyen, os narcisistas perversos são manipuladores por natureza. São pessoas que primeiro seduzem e logo vampirizam.

De acordo com o portal Mundopsicologos, a violência do narcisista perverso se destaca em três aspectos: sedução, poder e manipulação. Este tipo de pessoa tem todas as características comuns a um pervertido moral, mas é muito mais fria, calculista e tem uma maior capacidade de destruição, diz o livro de Marie-France Hirigoyen.

5 sinais que revelam o narcisista perverso

Não é tão difícil identificar um narcisista, embora, o transtorno só possa ser confirmado por profissionais, há cinco sinais que são inconfundíveis:

1. O dom da palavra

O narcisista perverso utiliza de uma forma muito hábil a linguagem. Sabe confundir o outro. Faz insinuações e joga com as palavras para deixar a vítima insegura, com dúvidas e culpada. Além disso, mente muito. Pode mentir para:

Não assumir sua responsabilidade;

Testar os outros;

Conhecer a reação das outras pessoas;

Para passar uma imagem de sucesso;

2. No início, é o parceiro ideal

Para ganhar a confiança da vítima e conquistar seu coração, fará falsas promessas. No relacionamento amoroso, será o companheiro perfeito. Se adaptará 100% aos gostos, desejos e maneira de ser do outro. Provavelmente dirá frases como “contigo sou a minha melhor versão”, “contigo me sinto livre”, “nunca amei ninguém tão forte assim”, “você me ensinou o que é o amor”, “você é a mulher da minha vida”. Porém, essa falsa ideia de ter encontrado o ‘amor incondicional’ desabará assim que o narcisista se sentir seguro de que a vítima já está totalmente envolvida com ele.

3. Ar de superioridade

No fundo, o narcisista perverso é uma pessoa com baixa autoestima e bastante insegura, mas que projeta uma imagem oposta para se proteger. Assim, tende a mostrar aos outros que não erra, que é autoconfiante, que tem sucesso e que é superior aos demais. Quando conhece alguém, sempre fala de bens materiais e valoriza mais o ‘ter’ do que o ‘ser’.

4. Egocêntrico

Como é uma pessoa imatura emocionalmente, o narcisista não entende que a vida não gira ao seu redor. Para ele, a outra pessoa, seus sentimentos, vontades e necessidades simplesmente não existem. Por isso, a relação com um narcisista costuma ser tão estressante, destruidora e desgastante.

Além disso, como se acha superior, ele não aceita críticas construtivas e jamais tenta mudar seus pontos fracos.

5. Mudanças repentinas de humor

Os sentimentos de um narcisista perverso são como uma montanha-russa. Muda de humor de uma hora para a outra e sem causa aparente, totalmente sem estabilidade emocional. Vai, da alegria a tristeza em questão de segundos e sem que nada ocorra para essa mudança. Quem convive com um narcisista nunca sabe com que humor vai encontrá-lo e como será o seu dia.