PREVISÕES DE UM FUTURO PASSADO: 30 ANOS DE INTERNET

Há 30 anos, o mundo era outro. Não, eu não estou falando da queda do muro de Berlim, da eleição de Collor ou dos protestos na Praça da Paz Celestial. Quero dizer que, em 1989, a internet mal existia. Foi só naquele ano que Tim Berners-Lee deu forma final a seu conceito de World Wide Web, quando ainda trabalhava na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear em Genebra. Provedores de internet para o grande público só engatinhavam nos Estados Unidos e na Europa.

Ainda que fosse um cenário bastante distinto da nossa web de redes sociais, conexão sem-fio e emojis, ali estavam as bases da rede mundial de computadores que conhecemos hoje. Em homenagem às três décadas dessa invenção que mudou o mundo, mergulhei nos acervo de O Globo para conferir quais eram as previsões dos jornais sobre o futuro da Internet entre 1989 e 1995, ano em que o serviço chegou oficialmente ao Brasil e pudemos enfim conferir seu funcionamento ao vivo e a (poucas) cores. Separei, a seguir, cinco das mais interessantes previsões, deixando de lado outras como e-commerce e internet banking.

“FIND ASSIS, MACHADO DE”

O simples comando de busca era quase revolucionário em 1993, data de uma reportagem que falava da inevitabilidade do crescimento da Internet, então com quase 20 milhões de usuários. Entre afirmações ousadas que se concretizariam (“não há mais chances de uma completa vida profissional-sentimental-afetiva-prática fora das redes”, cravava o semanário Newsweek), o Brasil ainda engatinhava na adoção do serviço.

Uma das únicas saídas eram os de computadores da rede da UFRJ, a primeira universidade da América do Sul a se conectar. Daí a escolha do exemplo machadiano para demonstrar uma busca digital: “find assis, machado de”. Aquele simples comando traria, após três segundos, uma pesquisa de seis títulos de obras do Bruxo do Cosme Velho, incluindo referências. A matéria até indaga: “Não seria o máximo para um aluno que precisa fazer trabalhos escolares?”. O Google e a Wikipedia que o digam…

A internet ao alcance de (quase) todos Foto: O GLOBO
A internet ao alcance de (quase) todos Foto: O GLOBO

“AVISO AOS PIRATAS: MUITO CUIDADO!”

O ano era 1992 e a Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), anunciava medidas de combate à pirataria no país. Segundo a empresa, o prejuízo anual do compartilhamento ilegal de softwares por aqui chegava ao patamar de US$10 milhões. A campanha tinha linhas de consulta telefônica, propagandas e até um escritório de advocacia para tentar coibir a prática. Ainda que, para a ABES, o pirata  naquele momento se assemelhasse mais ao personagem de Jerry Seinfeld no episódio “The Little Kicks” , de 1996, é desnecessário dizer que a Internet não colaborou com a causa.

Descentralizada, a web se tornou o melhor lugar do mundo para quem quer adquirir softwares (e músicas, filmes, jogos, livros…) sem pagar nada. A chamada “Pirataria Compartilhada” só cresceu no mundo, e estimativas recentes apontam um prejuízo de US$52 bilhões anuais em 2022 . Independentemente da sua concepção de pirataria como prática justa ou injusta, é inegável que os executivos dos anos 90 nem sequer imaginavam a chegada das conexões peer2peer e serviços como o Napster e portais de torrents. Até 2019, ao menos, os mares da internet se tornaram porto-seguro da pirataria.

Pirataria nos anos 90 Foto: O GLOBO
Pirataria nos anos 90 Foto: O GLOBO

“Quem quer ler tanta notícia?”

Em 1991, a internet já alcançava um número decente de usuários. Pelo menos 3 milhões, segundo uma reportagem que descrevia as cada vez mais conectadas redes de computadores, até então principalmente acadêmicas. E um dado chama a atenção: quem se conectasse à rede poderia ter acesso a mais de “200 conferências internacionais, sem sair de casa”. Mais do que isso, era possível ler até 100 páginas de notícias por dia! O número hiperbólico levou a repórter a se questionar: “Quem quer ler tanta notícia?!”P

Pois bem… quase 30 anos depois, o panorama é outro. Só nos EUA, dois terços das pessoas acessam notícias online , e a tendência é que esse número ainda cresça. O volume de publicações então, é imensurável. Certeza só de que são muito mais do que 100 páginas diárias de notícias por aí. A casa, com certeza, está nos milhões de artigos, reportagens, gráficos, vídeos e análises noticiosos por dia. Mas a pergunta continua de pé: “Quem quer ler tanta notícia?!”

A aldeia global Foto: O GLOBO
A aldeia global Foto: O GLOBO

“Dono de videolocadora, o tempo é de começar a se preocupar”

O aviso alarmista estampado em uma das reportagens analisadas não poderia ter sido mais certeiro, ainda que um pouco precipitado. Em outubro de 1994 a gigante americana Time-Warner anunciava o lançamento de um serviço de “Video On Demand” para alguns assinantes. O objetivo era de fornecer notícias, filmes e entretenimento em uma “rede digital multimídia”. Os arquivos eram comprimidos, enviados em até 450bps para receptores (que poderiam ser TVs) e então vistos pelos assinantes. Naquela altura, até 1000 pessoas eram capazes de assistir filmes simultaneamente.

Com tamanhas aspirações, não surpreende que o repórter tenha visto a medida da Time-Warner (e de sua concorrente, a Oracle) como uma péssima notícia para as videolocadoras. Quase 30 anos depois, a preocupação era mais do que justificada. Vivemos uma era de streaming, a Blockbuster que o diga. Descansem em paz, videolocadoras.P

O rosto do seu computador

Nem toda previsão é acertada. Inclusive uma feita pelo New York Times, que cravou, em 11 de julho de 1994, que a próxima grande tendência da informática seria dar caras aos computadores. E da maneira mais assombrosa possível: gerando rostos que interagissem e dessem recados aos usuários sobre o funcionamento dos PCs. A ideia, que talvez parecesse natural na época, felizmente nunca foi para a frente. Em 2019, ninguém recebe uma tela azul acompanhada de uma cara triste. 🙁

A (possível) cara do seu PC Foto: O GLOBO
A (possível) cara do seu PC Foto: O GLOBO

A ideia, porém, não é de todo incoerente. A tentativa de humanização dos computadores ainda está na moda, como mostram filmes como “Her” e assistentes digitais como a “Alexa” e a “Siri”, da Amazon e Apple, respectivamente. A tentativa é válida e pode facilitar a vida dos usuários. Só, por favor, não deem rostos às máquinas. Não queremos pesadelos. ÉPOCA