Presidente Bolsonaro se pronuncia sobre conflito no Paraguai, Usina de Itaipu e ‘esquema’ do PT

Presidente Bolsonaro se pronuncia sobre conflito no Paraguai, Usina de Itaipu e ‘esquema’ do PT O presidente Jair Bolsonaro se reuniu nesta quarta-feira com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, que está em visita oficial ao Brasil. Após o encontro, Bolsonaro afirmou que os Estados Unidos estão preocupados com o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. De acordo com o Ministério da Economia, é a primeira vez, desde 2011, que um chefe do Departamento de Comércio estadunidense visita o país. Jair Bolsonaro também comentou sobre a crise política no Paraguai. Nesta quarta-feira, o Ministério Público do país vizinho informou que vai investigar autoridades locais por traição à pátria, que teria ocorrido quando firmaram um pacto secreto com o Brasil. Desde que o acordo veio à tona, na segunda-feira, dois ministros e outros funcionários de altos cargos pediram demissão. Com o pacto, a estatal de energia do Paraguai abriu mão de vender energia elétrica para o Brasil, uma compensação que fazia parte da administração binacional da Usina Hidrelétrica de Itaipu. A população pede o impeachment do vice-presidente, Hugo Velázquez, suspeito de estar à frente do pacto, e do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, conhecido como Marito. Na noite desta quarta, o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, disse que o governo brasileiro pensa em alternativas para a crise no Paraguai. Representantes dos Ministérios das Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai vão se encontrar ainda esta semana para discutir um novo acordo.

YouTube
➡️🎬 Vean en el video lo que dijo el presidente brasileño Jair Bolsonaro sobre la crisis de Itaipú: “El problema es que el PT (Lula) dio concesiones absurdas (sobre Itaipú al Paraguay) en el pasado con dinero del pueblo brasileño. El acuerdo nuestro (el acta secreta) fue bien hecho ahora”.

➡️ Dice que va a rehacer el acuerdo para ayudar a su amigo Marito, pero no parece haber mucha voluntad de otorgar los beneficios que pide el Paraguay. Por el contrario, evidentemente busca deshacer las conquistas logradas para el Paraguay en el acuerdo Lula-Lugo, hace diez años, porque considera que fue un arreglo “entre los de la izquierda”. ¡Chake…! 😮Presidente Bolsonaro se pronuncia sobre conflito no Paraguai, Usina de Itaipu e ‘esquema’ do PT