Preços das commodities brasileiras atingem níveis recordes

Os preços das principais lavouras brasileiras, incluindo soja, milho, arroz e trigo, atingiram altas recordes em valor nominal nas últimas semanas, de acordo com um relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O principal motivo do aumento de preço doméstico é uma forte desvalorização do real.  

“Embora o real esteja enfraquecendo nos últimos anos, a turbulência econômica causada pela pandemia de coronavírus agravou a tendência em 2020. Como resultado, apesar da deterioração das perspectivas econômicas em geral, os produtores brasileiros de grãos e oleaginosas estão tendo o maior número possível para essa época do ano”, indica. 

O novo coronavírus causou estragos em todo o mundo, e o Brasil não foi poupado, informa. “O consenso geral do mercado é que o produto interno bruto (PIB) do Brasil encolherá em 2020. No entanto, diferentemente dos serviços e, em certa medida, da indústria, o setor agrícola deverá se sair melhor na atual crise”, completa. 

“No geral, o Ministério da Economia estima que, como resultado da pandemia de coronavírus, o setor agrícola brasileiro perderá 1,3% em crescimento, embora o PIB agrícola continue positivo, registrando um aumento de 2,5% no ano. Alguns subsetores agrícolas, como etanol e algodão, provavelmente estão destinados a um ano difícil, baseado no colapso da demanda global. No entanto, funcionários do governo brasileiro estimam que o crescimento agrícola geral será alimentado por colheitas recordes de grãos e oleaginosas, que acompanharão os altos preços das commodities domésticas”, conclui. AGROLINK