Polícia divulga imagens de penitenciária da fronteira em noite de ‘fuga em massa’

Autoridades do Ministério Público e da Polícia Nacional do Paraguai divulgaram nesta sexta-feira (21) vídeos do circuito de segurança da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero na noite da fuga de 75 presos no dia 19 de janeiro de 2020. 

Os fiscais que investigam o caso estimam que o túnel foi cavado por aproximadamente uma semana e a fuga aconteceu entre as 1h32 às 4h20 da madrugada de domingo (19/01/2020), horários do Paraguai. 

Ao contrário do que foi divulgado na imprensa do Brasil e do Paraguai, todos os fugitivos utilizaram o túnel para sair do presídio, sendo descartada a hipótese de que parte dos presos teriam evadido utilizando o portão principal da instituição penal.   

Ao todo 32 pessoas, entre policiais, agentes penitenciários e até funcionários de uma empresa de segurança privada estão sendo investigadas sob acusação de terem facilitado a fuga, conforme informações divulgadas hoje no site ABC Color. 

IMAGENS

Os vídeos registrados do exato momento da fuga dos detentos até então não foram encontradas. A explicação repassada a equipe de investigação seriam de problemas técnicos gerados pela falta de manutenção do sistema de monitoramento por câmeras. 

A filmadora que cobriria o ângulo onde estava a saída do túnel parece ser ativada somente após o horário da fuga. As imagens mostram, inclusive, que a câmera não estava sequer direcionada para a mata no lado externo da penitenciária.