“Poderemos ter mares de lágrimas nos próximos dias”, diz secretário sobre terceira onda

Estado tem recorde de casos confirmados nesta sexta-feira; cepa indiana já está no Brasil

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, disse em live na manhã desta sexta-feira (21) que o mês de maio, junho e julho podem ser trágicos em números de casos confirmados, mortes e internações por Covid-19.

Resende ainda lamenta o recorde de casos confirmados registrado nesta sexta e alerta que se confirmações continuarem em alta, Mato Grosso do Sul pode faltar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Estou fazendo esse alerta, porque a terceira onda está chegando. Poderemos ter não só rios, mas mares de lágrimas nos próximos dias porque está morrendo muita gente, gente jovem, gente que ainda não completou o ciclo vacinal”, afirma.

O secretário demonstra preocupação com a variante indiana que já está presente no Brasil. O Maranhão confirmou, nesta quinta-feira (20), que seis casos da cepa indiana B.1.617 estão no Estado.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cepa indiana é mais transmissível do que o vírus original e a classifica como uma preocupação global.

Boletim

Mato Grosso do Sul registra, nesta sexta-feira (21), o maior número de casos confirmados no intervalo de um dia, desde o início da pandemia: são 1.942 confirmações nas últimas 24 horas. 

De acordo com a secretária adjunta de saúde, Christinne Maymone, Mato Grosso do Sul não havia registrado um número tão alto de casos em apenas um dia desde quando a pandemia começou.

Com isso, totaliza 273.261 casos confirmados pela doença. São 6.382 óbitos calculados desde março de 2020, sendo 32 nas últimas 24 horas.

A média móvel de casos é de 1.530,0 e a de mortes 31,4. A taxa de letalidade está em 2,3 e a de contágio em 0,99. Os dados são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

Existem 202 enfermos aguardando por um leito hoje em Mato Grosso do Sul, conforme dados da SES.

Na Central de Regulação da Capital, 134 doentes esperam por uma vaga, sendo 120 apenas de Campo Grande.

Já na Central de Regulação de Dourados, 53 pessoas estão na fila no aguardo de um leito em hospitais e na Central de Regulação do Estado (CORE), aguardam 15 pacientes.

Orientações

A SES afirma que o isolamento social, o uso correto e contínuo de máscara e higienização das mãos são medidas imprescindíveis para conter a propagação do novo coronavírus.

Pessoas que apresentarem febre, tosse seca ou dor de garganta devem permanecer em isolamento por 14 dias e procurar uma unidade básica de saúde mais próxima.

“Qualquer sintoma, não importa sua idade, se você é uma criança ou idoso. Vá a uma unidade de saúde”, pede a secretária adjunta de saúde, Christinne Maymone.

É importante ressaltar que o cidadão deve manter todas as medidas de biossegurança mesmo após imunizado com as duas doses da vacina.

Assine o Correio do Estado