Plano de corrida garante maior longevidade

Plano de corrida garante maior longevidade
Doutíssima
Um plano de corrida personalizado pode melhorar os resultados das suas atividades físicas (Foto: iStock, Getty Images)
Um plano de corrida personalizado pode melhorar os resultados das suas atividades físicas (Foto: iStock, Getty Images)
Bom condicionamento físico, menores riscos de doenças cardíacas e perda de peso são apenas alguns dos benefícios de quem corre. Mas você já pensou em elaborar um plano de corrida? Ele pode ajudar a direcionar melhorar os seus esforços e acelerar o emagrecimento.
Além disso, ajuda a evitar que você vá além do que o seu corpo permite. Enquanto algumas pessoas já estão acostumadas com o pique dos exercícios, outras precisam se adaptar ao treino antes de pegar pesado.
Monte seu plano de corrida
Iniciantes devem começar o plano de corrida devagar. Caminhada rápida, trote e corrida leve devem integrar o roteiro para não exigir demais dos músculos não acostumados aos exercícios.
Plano inicial
Comece as atividades com poucos quilômetros, praticando três dias por semana por uma hora. Veja dois planos para alternar entre as semanas e não enjoar:
Primeira semana
No primeiro dia, apenas caminhe rápido por 40 minutos. No segundo, caminhe rápido por dez minutos, faça o trote (passadas curtas e rápidas) também por dez minutos e mais dez de caminhada rápida. No último dia de treino, caminhe rápido por 50 minutos.
Segunda semana
Comece a semana caminhando rápido por dez minutos, trotando por 15 e caminhando rápido novamente por dez minutos. No segundo dia, faça a caminhada rápida por 20 minutos, seguida de cinco minutos de corrida leve e cinco minutos de trote, finalizando com mais dez minutos de caminhada rápida.
O terceiro dia fecha o plano de corrida com 20 minutos de caminhada rápida, dez de corrida leve e mais dez de trote. Não se esqueça de respirar calmamente.
Plano avançado
Quem já está acostumado a correr pode fazer um treino mais intenso. Veja dois planos para alternar, agora praticando quatro dias por semana.
Primeira semana
No primeiro dia, trote por 30 minutos. No segundo, faça uma corrida leve por 50 minutos. O terceiro dia pode ser composto por um trote de dez minutos, acompanhado de corrida leve por 15 minutos, corrida moderada por 25 minutos e mais dez minutos de trote. Finalizando a semana, corra de forma leve por uma hora.
Segunda semana
Inicie a semana com 30 minutos de trote. Para o segundo dia, trote por dez minutos, corra moderadamente por 40 e trote mais dez minutos. No terceiro dia, siga com 50 minutos de corrida leve. Finalize a semana com corrida leve.
Plano de corrida: corpo saudável e mente equilibrada
Quando é criado o hábito de correr ou se monta um plano de corrida, a saúde pode se tornar cada vez melhor ao longo dos anos. De acordo com pesquisadores da Universidade do Estado de Iowa, nos Estados Unidos, a prática pode impactar na longevidade.
Um estudo feito com aproximadamente 55 mil adultos, em um período de 15 anos, verificou que aqueles que corriam uma média de dez minutos por dia, cinco vezes por semana, tinham menos riscos de morte precoce. Entre os resultados obtidos, eles descobriram que a corrida protege o coração e garante mais saúde cardiovascular.