Piloto que disse ter sido sequestrado para transportar droga é preso

Edmur Guimara Bernardes, 78, foi preso na manhã desta quinta-feira (27/6) em Paranaíba, região do Bolsão de MS, suspeito de forjar sequestro e roubo de uma aeronave. O caso ocorreu no dia 18 de junho. Além dele, Idevan Silva de Oliveira, 52, vigia do aeroporto, também acabou levado.

Em entrevista ao Campo Grande News, a delegada Ana Cláudia Medina, titular da Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado), disse que a polícia pediu a prisão temporária de Edmur e Idevan durante as investigações sobre o uso do modelo Cessna 182 Skylane.

Segundo a delegada, além dos dois mandados de prisão temporária, são cumpridos cinco de busca e apreensão em residências, em uma fazenda e outros hangares do aeroporto municipal.

As investigações começaram com a analise de imeagen de 11 câmeras de segurança do Aeroporto Municipal de Paranaíba, que flagraram toda a ação dentro do hangar, na manhã do dia 18. O suposto sequestro envolveu seis homens, quadro deles encapuzados, e durou 44 minutos. Edmur foi levado pelo grupo. 

Após reaparecer em aeroporto de Cáceres (MT) no dia 19, o piloto foi ouvido.

Ainda conforme reportagem do site, ao falar sobre a abordagem, Edmur contou que os bandidos teriam dito que faziam parte de uma facção criminosa e sabiam que ele tinha as chaves do hangar.

À polícia, ele afirmou ter acompanhado homens em uma camionete, abriu o hangar e por volta das 6h30 decolou com destino à fazenda no Paraguai, sem indicar a localização exata. Lá, o piloto garante que permaneceu “o dia e a noite”.

Na propriedade paraguaia, Edmur conta ter sido informado que teria de resgatar um outro membro da facção, comparsa dos sequestradores.

Na manhã do dia seguinte, por volta de 6h20 de quarta-feira, ele e os três homens deixaram a fazenda no Paraguai e seguiram para a Bolívia, também sem indicar em qual localidade.

Na versão do piloto, na tarde do dia 19, ele “aproveitou uma distração dos suspeitos, e conseguiu dar partida no avião e pousar às 17h15, em Cáceres”. (Com informações do Campo Grande News)