PF prende passageiros que tentavam embarcar com drogas em voos internacionais

Guarulhos/SP – A Polícia Federal prendeu, em ações distintas, entre os dias 9 e 10/5, no Aeroporto Internacional de São Paulo, cinco pessoas tentando embarcar para o exterior com droga nas bagagens.

Policiais federais, que fiscalizavam passageiros na fila do check-in de voo com destino a Adis Abeba, na Etiópia, prenderam 3 pessoas, todos nacionais da Nigéria. Foram apreendidos mais de 29 kg de cocaína. Na primeira ação, realizada no final da noite da quinta-feira (9), foi abordado um homem, de 43 anos, que havia ingressado no Brasil beneficiado pela Lei do Refúgio. Ele foi entrevistado e acabou confessando aos policiais que levava droga dentro de latas de frutas em caldas. Em sede policial, os peritos identificaram um total de mais de 10 kg de cocaína, dentro das 13 latas de frutas em caldas, encontradas nas malas do homem, que foi preso em flagrante.

Numa outra abordagem policial, já na madrugada da sexta (10), uma mulher, de 60 anos, foi flagrada com 174 embalagens de sopa contendo cocaína, cujo volume total somou pouco mais de 13 kg. No porão de bagagens despachadas para esse mesmo voo, policiais federais suspeitaram das imagens, obtidas a partir do raio-x, de duas malas despachadas por um passageiro. O homem, de 30 anos, foi localizado no portão de embarque e conduzido à delegacia para acompanhar os procedimentos periciais. Os peritos encontraram 6 kg de cocaína, ocultos dentro de frascos de perfumes.

Na última ação, um casal de brasileiros que viajaria para Doha, no Catar, ambos com 23 anos, foi revistado ao passar pelo controle migratório. Com o casal foram encontradas cápsulas, contendo um pó branco, ocultas nas meias do homem e no sutiã da mulher. Eles foram conduzidos à delegacia. Os peritos federais identificaram a substância contida nas cápsulas como cocaína. O casal confessou ter engolido outras cápsulas e foi imediatamente conduzido ao hospital público devido ao risco de morte, onde permanecerá até a expulsão total das cápsulas ingeridas.

Os presos serão encaminhados ao presídio estadual, onde permanecerão à disposição da Justiça.