PF prende passageiro com mais de 52 kg de cocaína pura no aeroporto de SP

Guarulhos/SP – A Polícia Federal apreendeu, entre os dias 17 e 18/3, no Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos, quase 60 kg de cocaína e prendeu 4 passageiros.

Na sexta-feira (17/3), no check-in de voo com destino a Joanesburgo, na África do Sul, um casal de venezuelanos foi selecionado para entrevista por policiais federais que faziam fiscalização de rotina. As duas malas dos passageiros foram submetidas ao raio-x, momento em que ficou constatada a existência de substância orgânica no interior de ambas. Após a abertura das malas e realização dos exames periciais, foram encontrados mais de 2 kg de cocaína escondidos dentro de 3 garrafas térmicas. O casal revelou aos policiais que, na realidade, são irmãos e levavam as drogas para Malawi, na África, e que também tinham drogas introduzidas no corpo. Eles receberam voz de prisão e foram encaminhados ao hospital para que pudessem expeli-las.

No sábado (18/3), os policiais encontraram com outro venezuelano, de 32 anos, que pretendia embarcar para o Líbano, mais de 52 kg de cocaína pura, distribuídos em 50 tijolos. O homem estava na fila do check-in e aparentou muito nervosismo quando notou a presença dos policiais federais. Por esse motivo, foi selecionado para entrevista, revista e busca pessoal.

Em outra ação, ocorrida momentos após a apreensão anterior, uma mulher boliviana, de 36 anos, tentou embarcar para Doha, no Catar, com mais de 3 kg de cocaína, ocultos em fundos falsos de sua bagagem. A droga estava distribuída em 24 volumes envoltos em placas metálicas. Os policiais encontraram a droga após o espectrômetro de massa indicar que as bagagens da passageira possuíam alto grau de contaminação por cocaína.

Fotos e vídeos das apreensões estão disponíveis para download por meio do link a seguir: https://drive.google.com/drive/folders/0B4S-wXQWSK-KQ25faTZ2aTdjeUE?usp=sharing